Planejamento financeiro: evite criar um fluxo de autocobrança

Não faça do seu fluxo financeiro uma fonte de autocobrança. Confira dicas flexíveis para o seu planejamento!

É possível que você faça um planejamento financeiro que considere a poupança como uma necessidade, no entanto, é necessário que você não faça do seu fluxo financeiro uma fonte de autocobrança.

Planejamento financeiro: evite criar um fluxo de autocobrança

Muitas pessoas abdicam de planejar suas finanças, pois acabam fazendo do planejamento financeiro um fluxo pessoal de autocobrança e uma fonte de estresse.

Tenha flexibilidade no seu processo

Por isso, é muito importante que tenha flexibilidade no seu processo, de maneira que você possa criar um caminho positivo para que obtenha um fluxo financeiro saudável e uma nova relação com o seu dinheiro. Sendo assim, você deve ter clareza sobre quais são os seus hábitos de compra e consumo, de modo que você possa questionar seus impulsos de compra e direcionar os valores economizados para a sua poupança.

Conceitue a poupança como o resultado do seu plano de finanças

Ao conceituar a poupança como o resultado de um processo, você passa a considerar a possibilidade de realizar um processo planejado e faseado. Dessa forma, diminui a ansiedade e a autocobrança excessiva. Visto que são fatores que podem fazer com que você adquira um comportamento autossabotador com suas finanças pessoais e desista de modificar o seu fluxo financeiro.

Mapeie sua situação financeira atual

Sendo assim, faça uma separação de custos fixos e variáveis, para isso utilize ferramentas para realizar um mapeamento financeiro, como o Trello ou aplicativos próprios para a sua gestão financeira. Por conseguinte, você poderá obter clareza sobre suas possíveis mudanças e poderá modificar o seu fluxo financeiro pessoal por meio de mudanças comportamentais, sem focar nos valores poupados, ao menos no começo de todo o seu processo.

Flexibilize suas metas

Entretanto, você deve guardar os valores na poupança para que você obtenha uma maneira tangível de visualizar o seu resultado. Posteriormente, você poderá modificar o seu fluxo e criar metas maiores de maneira que fixe valores para a poupança.

No entanto, se o seu fluxo financeiro pessoal não se encontrar positivo,  é relevante que você direcione metas flexíveis por mais tempo; já que ao estipular metas das quais você não pode cumprir, você eleva a sua ansiedade e gera estresse ao tentar se organizar.

Novos caminhos resolutivos

Por isso, ao focar o seu planejamento em hábitos de consumo, você poderá criar um caminho mental muito resolutivo para que você possa, posteriormente, focar em valores. Dessa forma, você eleva sua chance de sucesso financeiro em longo prazo, ao passo que adquire hábitos sustentáveis e saudáveis financeiramente. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.