Planejamento Financeiro e a Poupança Como Hábito

O planejamento financeiro pessoal e a adaptabilidade de novos hábitos na rotina

O planejamento financeiro pessoal é primordial para que você possa viabilizar uma poupança e alcançar seus objetivos de vida em curto, médio e longo prazo. No entanto, para que essa objetividade seja alcançada é necessário que se atente alguns pontos importantes.

Sendo assim, veja nossas dicas para você direcionar melhor as suas finanças e procure adaptá-las de acordo com seus hábitos.

 Faça um mapeamento da sua situação financeira

Primeiramente, faça um mapeamento da sua situação financeira, ou seja, separe seus custos fixos de seus custos variáveis, de modo que você tenha clareza sobre o valor sobre cada um deles.

Custos fixos

Os custos fixos são as suas contas de consumo: água, telefone, fornecimento de energia elétrica, dentre outros. Bem como, o pagamento do plano de saúde, o supermercado etc.

Analise os custos variáveis

 Sendo assim, todos os demais, de forma sucinta, são os  custos variáveis, pois em algum momento, você poderá modificá-los para que possa economizar dinheiro. Dessa forma, analise seus hábitos de consumo, ou seja, questione seu comportamento de compra quando for adquirir um produto ou serviço.

Pense se precisa adquirir algo e se esse é um bom momento, bem como, verifique se há produtos novos ou em ótimo estado para que você possa vendê-los pela internet.

Evite compras em excessos e faça trocas inteligentes 

Essas análises ajudam para que evite os excessos de forma geral. Posteriormente, você pode verificar a possibilidade de fazer trocas inteligentes, como trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade, ou ainda, cancelar a TV a cabo e assinar um streaming, por exemplo.

Alimente o hábito da poupança 

 Além disso, você deve alimentar o hábito da poupança, já que a poupança está muito mais relacionada ao hábito de vida de uma pessoa, do que ao valor.

Pois, você pode conhecer pessoas que foram promovidas em seus empregos e não guardam dinheiro, ao passo que outras, que ganham menos, possuem uma reserva na poupança.

Tenha foco nos hábitos

Por isso, é muito importante que você tenha foco nos seus hábitos para que você tenha um planejamento financeiro que atenda a sua demanda imediata. Bem como, viabilize seus planos de vida em médio e longo prazo.

No entanto, entenda que esse processo ocorre, porém, não é de forma linear. Por isso, tenha paciência para que você mude seus hábitos aos poucos, uma vez que o rigor excessivo pode fazer você desistir de planejar suas finanças. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.