Planejamento Financeiro – Além do Imediatismo 

O planejamento financeiro pessoal requer análises e controles sobre o seu comportamento de compra

O planejamento financeiro pessoal requer análises e controles sobre o seu comportamento de consumo para que possa direcionar uma poupança e alcançar seus objetivos em longo prazo.

Primeiramente, é importante que tenha clareza sobre sua situação financeira atual. Por isso, deve realizar um mapeamento sobre sua situação no momento.

Faça o mapeamento de sua situação financeira atual 

No entanto, esse mapeamento pode ser feito de forma simplificada. Basta separar os seus custos de vida que são fixos de seus custos variáveis, para que então direcione ações que viabilizem mudanças positivas.

Sendo assim, é importante que questione o seu comportamento de consumo para evitar compras por impulso, de modo que tenha hábitos econômicos, ainda que os resultados sejam apenas visíveis em longo prazo. 

Foque nas suas possíveis mudanças de hábitos 

Dessa forma, poderá inserir em seu planejamento financeiro algumas trocas que sejam econômicas, ainda que essa economia se refira a valores muito baixos. 

Pois, em um primeiro momento, é muito importante que esse planejamento financeiro pessoal tenha foco na mudança de hábitos, já que seus hábitos direcionam a sua relação financeira em longo prazo, o que certamente fará a diferença em seus objetivos.

Direcione valores economizados para a poupança 

Por isso, é importante que você alimente a poupança como hábito. Bem como, direcione os valores economizados para essa finalidade, de modo que, com o passar do tempo, possa direcionar valores fixos dentro de um plano específico. 

Métodos podem ajudar nesse planejamento 

Falamos sobre a metodologia do pote, que é uma estratégia que pode ser adaptada em sua rotina para essa finalidade, caso queira consultar basta clicar no destaque.

 Além disso, outros hábitos podem ser importantes. Por exemplo ,você pode inserir um cartão de crédito sem anuidade em sua rotina, viabilizando o seu planejamento financeiro.

Criar a reserva de emergência pode ser a sua primeira meta 

 Bem como, você pode inicialmente ter como objetivo apenas criar uma reserva de emergência. Sendo assim, o mais importante é que você tenha uma definição sobre os seus objetivos imediatos para que possa alinhar seus hábitos aos seus objetivos em longo prazo.

Planejar é importante para ir além do imediatismo 

 Dessa forma, o seu planejamento financeiro pessoal será eficiente, bem como, será uma forma natural de controle de gastos, independentemente de sua situação financeira atual.

Por isso, planejar as finanças é muito importante para uma família poder direcionar objetivos e metas que vão além de suas demandas imediatistas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.