PIX sem saldo na conta? Entenda como isso é possível!

Dentre os projetos do Banco Central mais aguardados pelas instituições financeiras e de pagamentos do país, está o Pix Garantido. A  modalidade ainda está sem data para estreia no mercado financeiro, e consiste em mais uma opção oferecida pelo sistema de pagamento instantâneo sem taxa, o Pix.

Com o Pix Garantido será possível realizar o pagamento em Pix sem saldo na conta. Assim que é feito o pagamento, você deverá agendar o pagamento do Pix e o dia em que foi combinado o valor será debitado de sua conta. Como esta não será uma operação de crédito, não será cobrado juros em cima do valor da maquininha para os lojistas.

Detalhes do Pix Garantido

Esta nova modalidade do Pix, consiste em uma forma de pagamento agendada do Pix, com a certeza que este será realizado independente de ter ou não saldo em conta. Por outro lado, com relação ao Pix Agendado, em vigor atualmente, não há recorrência de pagamento e o usuário pode agendar um pagamento, mas pode cancelar a ação até a data prevista.

Segundo Giancarllo Melito, advogado especialista em Meios de Pagamento e Fintechs, “no Pix Garantido a instituição que detém a conta do usuário vai se comprometer a realizar o pagamento, ainda que não tenha saldo na conta. O cliente poderá parcelar as suas compras, por exemplo, em 12 parcelas”.

De acordo com Melito, com o Pix Garantido, será possível também agendar pagamentos recorrentes, como mensalidades de academia ou escola, por exemplo. “É um produto que, na prática, acaba sendo um grande concorrente do cartão de crédito”, pontua.

Preocupações com a modalidade

Dentre as principais preocupações para a população quanto a esta nova modalidade, está as questões de segurança. Muitas pessoas têm dificuldade com a confiabilidade de que as transações recorrentes sejam ou não pagas.

Melito informa que, “como muitas instituições que oferecem Pix ainda não possuem autorização de funcionamento pelo BC, pode haver situações nas quais o recebedor não confie na instituição e não queira correr o risco”.

Melito também pontua que, “o mais provável, é que o BC estabeleça critérios para que as empresas que irão oferecer o Pix Garantido, como ser uma instituição autorizada pelo BC, ou possuir capital mínimo, ou outro critério de solvabilidade mínima”.

Benefício aos lojistas

Com esta nova modalidade do Pix, o parcelamento das contas trará diversas vantagens para os lojistas. Isso porque a medida promete ajudar na otimização da gestão financeira, além de melhorar o fluxo de caixa de cada negócio. Com o Pix Garantido, será possível reduzir as tarifas cobradas pelas operadoras de cartão de crédito, além de dar garantia do recebimento dos valores parcelados

Os consumidores também serão beneficiados com esta modalidade, já haverá mais uma opção de crédito no mercado, melhorando o poder de compra, inclusive com taxas de juros que deverão ser bem menores em relação às operadoras de cartões de crédito.

Além disso, os lojistas também poderão aumentar o valor do ticket médio das vendas. Contudo, por enquanto, o Banco Central ainda não divulgou quais serão os limites disponíveis para realizar o Pix Garantido. Por outro lado, tudo indica que a adesão será altamente bem-sucedida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.