PIX Garantido deve ser lançado pelo Banco Central ainda em 2022

O PIX, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), vem conquistando novos usuários todos os dias. Por conta disso, o BC tem se esforçado para ampliar os serviços oferecidos. Atualmente, as instituições financeiras aguardam a implementação do PIX garantido

O PIX Garantido é a modalidade de pagamento onde será possível realizar o agendamento de uma transação, garantindo que o pagamento seja realizado havendo ou não saldo em conta.

“No Pix Garantido a instituição que detém a conta do usuário vai se comprometer a realizar o pagamento, ainda que não tenha saldo na conta. O cliente poderá parcelar as suas compras, por exemplo, em 12 parcelas”, explicou Giancarllo Melito, advogado especialista em Meios de Pagamento e Fintechs.

De acordo com o especialista, por meio do PIX Garantido será possível agendar pagamentos recorrentes, como mensalidades de escolas, cursos e até mesmo academia. “É um produto que, na prática, acaba sendo um grande concorrente do cartão de crédito”, disse.

Apesar da vantagem, Melito comentou também sobre a confiabilidade da modalidade. “Como muitas instituições que oferecem PIX ainda não possuem autorização de funcionamento pelo BC, pode haver situações nas quais o recebedor não confie na instituição e não queira correr o risco”, explicou. “Mas, o mais provável, é que o BC estabeleça critérios para que as empresas que irão oferecer o Pix Garantido, como ser uma instituição autorizada pelo BC, ou possuir capital mínimo, ou outro critério de solvabilidade mínima”, complementa. 

PIX Garantido deve concorrer com cartões de crédito

O PIX Garantido deve permitir o parcelamento de compras, facilitando tanto o pagamento quanto o recebimento de valores. Além de garantir praticidade aos consumidores e lojistas, a modalidade pode contribuir também com a diminuição das atuais taxas de juros de cartões de crédito. 

Com a possibilidade de parcelar transações sem ser necessário ter saldo em conta, o PIX Garantido deve se tornar um grande concorrente dos cartões de crédito. Sendo assim, além de provavelmente ser lançado com menores taxas de juros, a competitividade deve diminuir as taxas dos cartões de crédito.

Entenda os benefícios da modalidade 

Como já dito anteriormente, a nova modalidade do PIX promete ser vantajosa tanto para lojistas quanto para consumidores. No caso dos lojistas, o PIX Garantido deve otimizar a gestão financeira da empresa, além de melhorar o fluxo de caixa

Já no caso dos consumidores, com mais uma opção de crédito no mercado o poder de compra da população deve melhorar. Outra vantagem da modalidade é que os consumidores não precisarão ter um cartão físico para realizar esse tipo de operação de crédito. 

Apesar da nova modalidade do PIX estar sendo estudada pelo Banco Central, ainda não existe uma data definida para a implementação do serviço. No entanto, o PIX Garantido deve ser lançado ainda em 2022 pelo BC. 

Sobre o PIX

O sistema de pagamentos instantâneos PIX foi lançado pelo Banco Central em novembro de 2020. As transferências feitas por meio do serviço são totalmente gratuitas e levam poucos segundos para serem realizadas. Para utilizar o PIX basta cadastrar uma chave diretamente no aplicativo da instituição de relacionamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.