PIX pode ser utilizado sem precisar acessar o App bancário

Desde a última sexta-feira (29), o PIX começou a ser utilizado sem a necessidade de acessar o aplicativo bancário. A novidade é possível graças ao sistema  de compartilhamento de dados Open Banking, supervisionado pelo Banco Central do Brasil. A nova função traz mais praticidade e rapidez nas transações feitas por meio do sistema de pagamentos instantâneo.

O que muda com a nova função é que agora os usuários podem fazer pagamentos diretamente nas lojas online, bem como aplicativos de delivery ou transporte. Para isso é necessário que as empresas sejam autorizadas pelo Banco Central. De acordo com informações disponibilizadas pelo BC, mais de 400 instituições já foram autorizadas a participar da nova modalidade PIX.

“Melhora o ambiente de competição e ao mesmo tempo estimula aquelas instituições mais tradicionais a repensarem seus modelos de negócio, repensarem seus produtos, repensarem seus serviços”, afirmou João André Pereira, chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC.

Segurança da nova modalidade do sistema de pagamentos

“É importante o consumidor ter segurança de uso é que está utilizando dentro de um site confiável, dentro de uma instituição homologada pelo Banco Central e toda essa verificação pode ser vista através de um site do Banco Central onde são listadas todas as instruções aprovadas e homologadas e também garantir que o site acessado ou aplicativo é o site realmente que a pessoa ou o consumidor quer acessar, sem ser uma cópia”, explica Thiago Saldanha, diretor de tecnologia da Sinqia.

A nova função divulgada pelo Banco Central visa auxiliar os brasileiros, diminuindo o tempo que este utilizaria para realizar uma compra. A expectativa é que a facilidade da função contribua com comerciantes no final do ano. Contudo, é importante que os consumidores estejam atentos dentro dos sites que utilizam e confirmem se ele é confiável antes de concluir quaisquer compras.

“Evitar sites falsos, evitar clicar em links que não são conhecidos ou que são recebidos por e-mail ou por mensagem e garantir que realmente isso é homologado pelo Banco Central”, complementou Saldanha. Como já dito anteriormente, apenas 400 instituições foram autorizadas por enquanto a participar da  nova modalidade de pagamento.

Como vai funcionar a nova função do PIX?

Para utilizar a nova função do PIX será necessário que o consumidor autorize o acesso das instituições aos seus dados bancários. Ao registrar no site da empresa informações como número da conta e chave PIX, a loja irá perguntar se a autorização é exclusiva para aquela compra ou se o usuário permite que as informações sejam salvas para compras futuras.

Posteriormente, o consumidor será redirecionado para a página do seu banco, onde aparecerão todos os dados da compra. Assim que o usuário autorizar, a compra será efetuada e a instituição bancária deverá enviar uma mensagem no celular do cliente informando a movimentação.

De acordo com o Banco Central, para utilizar a nova funcionalidade do PIX, cada empresa precisa ter uma plataforma de pagamentos para garantir um ambiente seguro aos consumidores. Além disso, as instituições bancárias ou financeiras também precisam aderir a nova forma de pagamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.