SAC: WhatsApp pode ser utilizado para cancelar serviços

O Governo Federal determinou que as empresas que utilizam os serviços de atendimento ao consumidor (SAC) possibilitem que o cancelamento das operações seja realizado no mesmo canal de atendimento em que foram solicitados.

O Governo Federal determinou que as empresas que utilizam os serviços de atendimento ao consumidor (SAC) possibilitem que o cancelamento das operações seja realizado no mesmo canal de atendimento em que foram solicitados.

Sendo assim, os serviços contratados por WhatsApp, por exemplo, devem ser cancelados pela mesma plataforma. As novas regras foram publicadas na última segunda-feira (2), por meio do Diário Oficial da União.

A partir de outubro deste ano toda empresa que ofereça serviços regulamentados pelo poder público deve disponibilizar, em seus canais de SAC, uma opção para cancelar serviços no canal em que foram contratados.

A iniciativa é válida para qualquer tipo de serviço, como planos de saúde; distribuição de água, luz, bancos; passagens aéreas, telefonia e até streaming, bastando estar vinculado ao atendimento ao consumidor.

Cancelamento de serviços via WhatsApp

A nova possibilidade tem como objetivo ampliar a gama de canais de suporte ao consumidor, atualmente restritos ao atendimento telefônico, de modo a incentivar o uso de programas e aplicativos na internet.

Com relação ao acompanhamento da solicitação realizada pela plataforma de mensagens, segundo as novas regras, devem receber um retorno em até sete dias a partir da data do registro feito pelo cliente.

Além disso, essa reposta ou retorno deve ser clara, objetiva, conclusiva e abrangente, acessível em um período de 24 horas, nos sete dias da semana. Todavia, isso não significa o fim do atendimento telefônico.

A metodologia do atendimento via telefone permanece obrigatória, operando por, no mínimo, oito horas diárias, considerando a opção de contato entre o consumidor e um atendente humano.

Novos recursos para envio de imagens e status

O site especializado em adiantar os recursos do WhatsApp, o WABetaInfo, divulgou nesta semana que a empresa está trazendo novas funcionalidades para os usuários no envio de imagens em conversas e Status. A descoberta foi realizada na versão beta 2.22.10.71 do mensageiro para iOS.

O usuário ganhará mais controle de divulgação da imagem ou foto, seja no chat ou no status. Haverá mais opções além de conseguir editar o conteúdo ou adicionar uma legenda.

Segunda as informações, no que se refere a imagens enviadas em conversas, o usuário poderá selecionar outros contatos para os quais a imagem será enviada automaticamente de forma simultânea.

Já no caso dos Status, será possível ter o controle de cada postagem, definindo quem pode visualizar e quem não pode. As opções serão de visualização geral, exclusão de alguns contatos ou permissão para o acesso.

Cabe salientar que alguns desses recursos já podem ser encontrados na aba da Câmera do WhatsApp. As últimas atualizações se referem a uma organização realizada pelo mensageiro, a fim de promover a melhor experiência aos usuários.

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