Pix: dados oficiais sobre o instrumento de transferência de valores e de pagamentos 

Confira dados oficiais sobre o Pix, o principal instrumento de transferência de valores e de pagamentos. Saiba mais informações!

Conforme informações oficiais do Governo Federal, os brasileiros realizam mais de 1,6 bilhão de operações via Pix por mês. 

Pix: dados oficiais sobre o instrumento de transferência de valores e de pagamentos 

De acordo com a divulgação oficial, esse foi o maior número de operações desde a criação do instrumento. Em março, foram movimentados mais de R$ 784,6 bilhões por meio da ferramenta tecnológica do Banco Central do Brasil (BCB).

Conforme informações oficiais, criado em novembro de 2020, o Pix já é o principal instrumento de transferência de valores e de pagamentos usado pelos brasileiros. Somente no mês de março foram 1,6 bilhão de operações, o maior número desde a criação do instrumento, de acordo com estatísticas do Banco Central do Brasil (BCB). Foram movimentados mais de R$ 784,6 bilhões por meio do Pix.

Transações instantâneas 

O Pix torna mais fácil de receber, pagar ou transferir dinheiro. Já que os usuários podem fazer transações financeiras de forma instantânea a qualquer hora, sete dias por semana, utilizando um celular, um tablet ou um computador, com os recursos disponíveis para o receber, além de ser uma ferramenta gratuita para clientes pessoas físicas. 

Conforme dados oficiais, até abril deste ano, eram 126,5 milhões de usuários cadastrados. Já o número de chaves Pix ativas, até abril, chegam a 438,4 milhões. Isso porque uma mesma pessoa pode ter mais de uma chave ativa. De forma sucinta, a chave é como um apelido que identifica a conta do usuário. 

Como é de amplo conhecimento, a chave Pix representa o endereço da conta no Pix. Os quatro tipos de chaves que o usuário pode utilizar são CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou uma chave aleatória.

As informações oficiais destacam que o sistema de pagamentos também trouxe benefícios para o Microempreendedor Individual (MEI), que conta com economia nas transações financeiras, fluxo de caixa mais ágil e pagamento à distância.

Funcionalidades

Desde que foi criado, o Pix vem incorporando novas funcionalidades. Neste ano, o Governo Federal passou a oferecer a possibilidade dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pagarem a inscrição na prova por meio do Pix.

Além disso, outra novidade está no Imposto de Renda da Pessoa Física. A Receita Federal está permitindo o cadastro de chave Pix, que deve ser exclusivamente o CPF do contribuinte, para receber a restituição. Para quem tem imposto a pagar, o pagamento das parcelas também pode ser feito via Pix.

Pix Saque e Pix Troco

Em novembro do ano passado, quando completou um ano de operação, o sistema de pagamentos passou a ter duas novas modalidades para serem gradualmente disponibilizadas pela rede varejista e lotérica, o Pix Saque e o Pix Troco.

De acordo com as informações oficiais, as modalidades permitem saque de dinheiro em espécie em estabelecimentos comerciais como lojas, padarias e supermercados, e também nas lotéricas. Os clientes podem fazer até oito operações gratuitas.

Mais uma iniciativa de segurança é a possibilidade de o usuário cadastrar previamente contas que receberão Pix acima dos limites estabelecidos, permitindo manter seus limites baixos para as demais transações.

O site oficial do Governo destaca que será estabelecido um prazo mínimo de 24 horas para que a inscrição prévia de contas por canal digital produza efeitos, impedindo o cadastramento imediato em situação de risco.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.