Pix: BC comunica ocorrência em instituição financeira

O BC veio a público informar a ocorrência de vazamento de dados de chaves Pix sob a responsabilidade do Banese. Saiba mais!

BC comunica vazamento de chaves Pix do Banese

Conforme comunicado oficial do Banco Central, regido pelo princípio da transparência, o Banco Central do Brasil (BC) veio a público informar a ocorrência de vazamento de dados de chaves Pix sob a guarda e a responsabilidade do Banco do Estado de Sergipe S.A (Banese), em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição financeira.  

Não houve exposição de dados sensíveis

No entanto, o BC ressalta que não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações e saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.

Os clientes afetados serão notificados por meio do app de sua instituição de relacionamento

Dessa forma, o BC ressalta que as pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo de sua instituição de relacionamento. Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou email.

Além disso, o BC adotou as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e aplicará as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente.

Banco Central reforça transparência e compromisso com a sociedade

Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação, esclarece o Banco Central do Brasil, conforme comunicado oficial publicado em 30 de setembro de 2021.

O que é a chave Pix?

Conforme definição do Banco Central, a chave é um ‘apelido’ utilizado para identificar sua conta. Ela representa o endereço da sua conta no Pix. 

Tipos de chaves

Os quatro tipos de chaves Pix que você pode utilizar são:

  • CPF/CNPJ;
  • E-mail;
  • Número de telefone celular; ou
  • Chave aleatória.

 A chave vincula uma dessas informações básicas às informações completas que identificam a conta transacional do cliente (identificação da instituição financeira ou de pagamento, número da agência, número da conta e tipo de conta).

Sobre a chave aleatória

O BC informa em seu site oficial que a chave aleatória é uma forma de você receber um Pix sem precisar informar quaisquer dados pessoais ao pagador. 

Sendo assim, é um código único, de 32 caracteres com letras e símbolos, gerado aleatoriamente pelo Banco Central e atrelado a uma única conta. Essa opção foi criada principalmente para ser utilizada com QR codes gerados por meio do aplicativo de sua instituição, a fim de facilitar o recebimento de recursos financeiros. Ela também pode ser copiada e enviada, por exemplo, por mensagem, não sendo a intenção que seja memorizada pelo usuário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.