PIX agendado é utilizado em golpe; Entenda como funciona!

Está circulando nas redes sociais um boato de que surgiu um novo golpe utilizando a função PIX agendado. Segundo a mensagem compartilhada nas redes, a vítima recebe uma notificação de um PIX desconhecido que estaria na função “agendado”.

Em seguida o golpista entraria em contato com a vítima afirmando que fez o agendamento por engano, pedindo o valor de volta. Deste modo, a vítima faria um PIX retornando o suposto valor, e o criminoso cancela o PIX agendado, aplicando o golpe.

No entanto, segundo o Banco Central, a informação circulando na internet é falsa. A função do PIX agendado de fato existe, mas esse tipo de golpe não funcionaria na prática. Isso porque o banco em que a suposta vítima possui conta não teria como saber que existe um PIX agendado para aquela conta. Desta maneira, não chegaria nenhuma notificação avisando sobre este agendamento.

“Ou seja, a vítima não teria como receber uma notificação de um valor que caiu sua conta, como descreve a mensagem que circula nas redes”, esclareceu o Banco Central. Além disso, o BC disse que o recebedor só adquire conhecimento sobre um PIX agendado quando chega à data marcada, e o dinheiro cai na conta.

Cuidados para se tomar

O pagamento através do PIX agendado pode ser cancelado a qualquer momento. Desta maneira, se uma pessoa realizou um erro na hora do agendamento, ela mesmo pode cancelar o procedimento.

Segundo o Banco Central, todas as operações do PIX podem ser rastreadas, a mando das autoridades judiciais. Assim, seria possível identificar as contas que realizaram algum agendamento ou que receberam qualquer transação.

PIX agendado

Essa função está disponível desde novembro do ano passado. Entretanto, nem todos bancos aderiram à modalidade. O PIX agendado passa a ser obrigatório para todas as instituições financeiras a partir de 1º de setembro. Ademais, a opção para fazer um agendamento com um QR Code será obrigatória a partir de 1º de julho.

PIX ganha prêmio internacional

O sistema de pagamento instantâneo do Banco Central ganhou o prêmio Fintech & Regtech Global Awards 2021, na categoria inovação em pagamento. De acordo com uma publicação feita pelo Banco Central, o PIX além de inovador foi “responsável por ganhos de eficiência e um aliado para a inclusão financeira no Brasil”.

A premiação reconheceu o trabalho de diversos bancos centrais, no período entre 1º de março de 2020 e 28 de fevereiro de 2021. Além disso, Roberto Campos Neto, presidente do BC, agradeceu ao prêmio recebido em vídeo gravado para cerimônia de premiação.

“Gostaria de agradecer a Central Banking por esse importante reconhecimento. Quero parabenizar e dividir esse prêmio com a equipe sensacional do BC, que trabalhou duro para lançar o Pix e democratizar o acesso a pagamentos eletrônicos e incentivar a competitividade e eficiência do mercado”, afirmou o executivo.

Em suma, o PIX é um meio de pagamento muito eficaz e facilita a vida de muitas pessoas. No entanto, os criminosos sempre acham uma forma de aplicar golpes, por isso é muito importante se manter atento e informado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.