Vestibular UFPR: tudo o que você precisa saber

Vestibular UFPR: entenda como esse exame funciona

A Universidade Federal do Paraná, conhecida como UFPR, é uma universidade pública e que oferece um ensino de altíssimo nível. Dessa maneira, não é de se surpreender que o vestibular que permite o ingresso à essa instituição seja muito difícil e concorrido. 

Assim, se você pretende ingressar na UFPR pelo vestibular (e não por meio da SISU), Você precisa, desde já, ficar por dentro das datas e da estrutura do vestibular 2022.

Vestibular UFPR: datas

Tradicionalmente, as provas do vestibular da UFPR acontecem em duas fases, sendo a primeira realizada no mês de novembro.

A segunda fase do vestibular, por sua vez, costuma acontecer no mês de dezembro.

Vestibular UFPR: estrutura

A primeira fase do vestibular UFPR é composta por uma prova de 90 questões de múltipla escolha. Nessa fase, os candidatos terão 5 horas e trinta minutos disponíveis para responder as perguntas.

Devemos notar que a prova da primeira fase do vestibular possui caráter eliminatório e visa selecionar os vestibulandos para a segunda fase do exame.

A segunda fase do vestibular da UFPR, por sua vez, é composta por questões dissertativas, com perguntas que podem ser resolvidas a partir da compreensão de textos.

Vestibular UFPR: conhecimento específico

Alguns cursos da UFPR exigem que o candidato realize determinadas provas de conhecimento específico, além das provas mencionadas anteriormente.

É importante ressaltar que todo o cronograma de provas com suas datas e prazos estará presente no Edital do Vestibular, que será publicado com antecedência pela instituição.

Vestibular UFPR: redação

O vestibular da UFPR diferencia-se dos demais no que que diz respeito à redação. Isso porque, ao invés de pedir aos candidatos que produzam um único texto, a banca examinadora desse exame exige que cada um dos candidatos produza três textos sobre determinadas pautas fornecidas no vestibular.

Portanto, a prova de redação, denominada de prova de Compreensão e Produção de textos, é composta por três questões discursivas baseadas na leitura compreensão dos textos propostos.

O segredo dessa seção da prova consiste ler e entender os textos e, posteriormente, ser capaz de regir um texto a partir dos ideias apresentados, mas sem copiá-los.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.