Português na prova do Encceja: o que estudar?

Português na prova do Encceja: tópicos cobrados

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, abreviado pela sigla Encceja, tem como objetivo estabelecer uma referência nacional que possa avaliar os níveis de educação de jovens e adultos.

Ainda, devemos destacar que o Encceja é frequentemente utilizado para a obtenção da certificação de conclusão de ensino fundamental  e ensino médio. 

Entre as diferentes matérias que são cobradas na prova, podemos citar aquela de português. Assim, para que você possa se preparar para o exame, vamos conhecer quais são os tópicos explorados nessas questões.

Português na prova do Encceja: conheça o que mais cai

Dentre os conteúdos que mais aparecem nas questões da matéria de português, podemos citar:

  • Variação  linguística: estude os tipos de variações linguísticas. Vale destacar que as questões podem abordar as variações regionais ou geográficas, que são definidas pela região do país, variações históricas, aquelas que ocorrem com o passar do tempo, os modismos na linguagem, variações sociais, aquelas que são definidas pelo tipo de grupo social, e variações estilísticas, definidas pelas linguagens formais e informais.
  • Linguagem verbal: esse termo se refere à linguagem expressa pelas palavras escritas ou faladas e pode ser cobrado de diferentes maneiras no exame.
  • Linguagem não verbal: esse tipo de linguagem se refere à linguagem expressa pelas placas e outras sinalizações. Normalmente, a linguagem não verbal aparece em perguntas ao lado da linguagem verbal.
  • Língua estrangeira no cotidiano – o uso de palavras estrangeiras que vemos todos os dias, todas as horas, desde as que estão presentes em nossa rede social até as que estão nas placas do comércio, poderá ser abordado pelas provas, principalmente em questões que fazem o uso de imagens.
  • Comunicação: estude a importância da comunicação, o que é a comunicação e quais são os seus tipos.
  • As formas do texto: estude o que é um texto, os diferentes significados que um texto pode adquirir, bem como os tipos e apresentações.
  • O surgimento da escrita: estude com atenção a origem da linguagem portuguesa, com um destaque para o momento em que a língua chega ao Brasil e o modo de imposição da mesma.
  • Regras básicas de ortografia: é importante que você domine as principais regras de ortografia. Isso porque, a prova pode conter questões que discutem sobre os erros de português mais comuns que são cometidos por brasileiros.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.