PIS/Pasep: Trabalhadores podem receber benefício dobrado em 2022

O calendário de pagamentos do abono salarial referente ao ano-base 2020, seria efetivado entre os meses de julho de 2021 a junho de 2022.

Os cidadãos que trabalharam com carteira assinada em 2020, ao menos 30 dias, deveriam receber o abono salarial PIS/Pasep neste mês de julho. No entanto, devido a decisão do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), em concordância com representantes dos trabalhadores, empresas e do Governo Federal, o cronograma foi adiado.

O calendário de pagamentos do abono salarial referente ao ano-base 2020, seria efetivado entre os meses de julho de 2021 a junho de 2022. Porém, a nova previsão destina que não só os benefícios de 2020, mas também possivelmente os do ano de 2021, a serem liberados em 2022.

Adiamento do PIS/Pasep

Embora o Codefat tenha adiado os pagamentos do abono salarial, as regras e condições para concessão do benefício não foram alteradas. Neste sentido, basta o trabalhador ter exercido atividade remunerada com carteira assinada ao mesmo 30 dias em 2020 para receber.

Além disso, para ter acesso ao benefício, o cidadão precisa estar inscrito no sistema do PIS há pelo menos 5 anos, bem como ter recebido em média até dois salários mínimos por mês no ano de 2020. Caso todos estes requisitos sejam atendidos, o trabalhador terá acesso ao abono.

Cabe salientar, que o PIS/Pasep é destinado aos trabalhados da iniciativa privada e da rede pública, respectivamente.

Pagamento dobrado

Com relação ao pagamento de dois benefícios no mesmo ano, muitos trabalhadores se questionam sobre essa possibilidade. Todavia, não se sabe ao certo como ocorrerá o pagamento do PIS/Pasep referente a 2021, mas acredita-se que pode ser liberado também no ano que vem.

Contudo, conforme a declaração de membros do Governo Federal, o adiamento do abono salarial não deve representar qualquer prejuízo aos trabalhadores. Logo, será necessário aguardar a confirmação dos executivos para saber se fato os dois pagamentos ocorrerão em 2022.

Veja também: Auxílio Emergencial: Dataprev abre consulta do benefício para julho

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.