Pis/Pasep: 800 mil pessoas podem sacar em maio os valores esquecidos

Milhares de trabalhadores esqueceram o pagamento do abono PIS/Pasep. De acordo com informações oficiais, os dois benefícios, ano-base de 2019 e 2020, foram deixados de lado por mais de 800 mil trabalhadores.

Antes de mais nada, é importante destacar que o quantitativo de pessoas informado acima deixaram de sacar o benefício do PIS e PASEP nos dois últimos calendários de pagamentos do programa.

Seja como for, o Governo Federal liberou um novo período para que os trabalhadores possam efetuar a retirada dos valores que estão parados.

Primeiramente, o abono salarial de 2019 foi deixado de lado por 320 mil pessoas. Os dados foram passados pelo Ministério do Trabalho e da Previdência.

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Por outro lado, o abono salarial de 2020, aproximadamente 561 mil trabalhadores ainda não retiraram os valores, de acordo com a pasta. O prazo para o resgate vai até 29 de dezembro.

Ademais, é importante lembrar que o PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado, e é pago por meio da Caixa Econômica Federal. Já o Pasep, é voltado aos servidores públicos, sendo pago pelo Banco do Brasil.

Benefício de 2019

Seja como for, para ter acesso ao benefício, é necessário que o trabalhador se enquadre nos seguintes requisitos:

  • Primeiramente, estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ademais, recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de 2019;
  • Por outro lado, exercido atividade remunerada por, pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base de 2019, é requisito para receber o benefício.
  • Por fim, possuir os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

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O trabalhador pode solicitar o PIS/Pasep atrasado em uma das agências do Ministério do Trabalho e Previdência. Além desse meio, existem outras opções, como:

  • Através da central Alô Trabalhador, pelo telefone 158;
  • Por meio de uma mensagem de e-mail, pelo endereço uf@economia.gov.br, substituindo as letras ‘uf’ pela sigla do estado em que reside;
  • Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS); ou
  • Através do Portal Gov.br.

O aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS) permite a consulta. É possível saber qual valor que será pago, qual será a data permitida para o saque e qual será o banco que intermediará o recebimento do benefício.

Contudo, é importante ressaltar que o portal Gov.br permite a consulta. Veja:

  1. Baixe o aplicativo;
  2. Abra o app e informe o seu CPF na área do login;
  3. Digite a sua senha do Gov.br;
  4. Após entrar, é só ir no canto superior da tela, onde estão os detalhes do PIS;
  5. No mesmo aplicativo está a opção de tirar dúvidas.

Vale ressaltar que será necessária uma conta no Gov.br, caso não tenha, basta se cadastrar informando o nome completo, a data de nascimento, e-mail e o número do CPF.

A consulta do PIS pelo CPF também pode ser feita por meio da Central de Atendimento, pelo número 158.

PIS/PASEP de 2020

Aproximadamente meio milhão de trabalhadores não sacaram o abono salarial PIS/PASEP, ano-base de 2020. Os pagamentos começaram no dia 08 de fevereiro, e os trabalhadores podem fazer o saque até 29 de dezembro deste ano. O abono salarial é pago a mais de 24 milhões de trabalhadores e 98% deles já foram sacar o benefício.

No início de abril, o Governo confirmou que 561.073 mil trabalhadores ainda não tinham sacado o dinheiro do programa, o que equivale a um total de R$523,2 milhões. O Ministério do Trabalho e Previdência divulgou os dados.

Do total de beneficiários:

  • 157.575 abonos do PIS, somando R$ 133,4 milhões; e
  • 403.498 abonos do Pasep, somando R$ 389,8 milhões.

O PIS é pago para trabalhadores com carteira assinada da iniciativa privada e é pago pela Caixa Econômica Federal. O PASEP é para funcionários públicos e tem pagamentos via Banco do Brasil.

Veja abaixo como saber se você tem direito, como verificar o valor e como fazer o saque.

O trabalhador do setor privado pode consultar o benefício por meio do aplicativo Caixa Trabalhador e Caixa Tem. Já o servidor público, pode verificar as informações pela Central de Atendimento do BB (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior).

Contudo, nos dois casos é possível realizar uma consulta pelo telefone 158 ou pela carteira de trabalho digital. Veja o passo a passo:

  1. Inicialmente, baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital;
  2. Acesse a plataforma com o CPF e senha do gov.br;
  3. Ao entrar na página inicial, clique em “Benefícios”;
  4. Portanto, na sequência, selecione “Abono Salarial” e verifique as informações disponíveis.
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