PIS/Pasep: 10,6 milhões de trabalhadores devem sacar cotas até 2025

O grupo de dependentes com direito ao PIS/Pasep considera os cidadãos com vínculo direto ao trabalhador falecido.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, 10,6 milhões de trabalhadores esqueceram de sacar as cotas do PIS/Pasep, acumulando uma quantia de R$ 23,3 bilhões. Caso os titulares tenham falecido, os seus herdeiros podem receber o dinheiro.

Veja também: Caixa Tem: VEJA como contratar os empréstimos de até R$1.000

No entanto, o grupo de dependentes com direito ao PIS/Pasep considera os cidadãos com vínculo direto ao trabalhador falecido. Neste sentido, os herdeiros devem ser:

  • Cônjuge;
  • Companheiro (a) em união estável;
  • Filho não emancipado menor de 21 anos de idade ou portador de deficiência;
  • Pais;
  • Irmão não emancipado menor de 21 anos de idade ou portador de deficiência.

Todavia, para ter acesso aos valores o solicitante terá que apresentar um termo que autorize a movimentação dos recursos, além de disponibilizar a seguinte documentação a Caixa Econômica:

  • Documento de identificação pessoal;
  • Número de inscrição PIS/PASEP/NIS;
  • Carteira de Trabalho do titular falecido;
  • Cópia autenticada das atas das assembleias que comprovem a eleição, eventuais reconduções e término do mandato, quando se tratar de diretor não empregado;
  • Declaração de dependentes habilitados ao recebimento de pensão fornecida por Instituto Oficial de Previdência Social, ou alvará judicial indicando os sucessores do trabalhador falecido;
  • Certidão de Nascimento ou carteira de identidade e CPF dos dependentes menores, para abertura de caderneta de poupança.

O que são as cotas do PIS/Pasep?

As cotas do PIS/Pasep surgiram no ano de 1971 e durou até 1988. Na ocasião, as empresas e órgãos depositavam as quantias destinadas aos trabalhadores por meio de contas bancárias, se tornando as cotas do fundo.

Porém, assim como o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), as cotas só poderiam ser sacadas diante casos específicos, como aposentadoria, doenças graves, e outros.

No entanto, a partir de outubro de 1988 o método passou ao formato atual de pagamento do PIS/Pasep. Com isso, muitos beneficiários deixaram de sacar as cotas devido aos critérios de elegibilidade do novo modelo.

Neste sentido, vale ressaltar que as cotas do PIS/Pasep não se referem ao abono salarial. Este pagamento permite o saque único do valor proporcional ao tempo trabalhado pelo titular no ano-base.

Quem tem direito as cotas do PIS/Pasep?

O benefício é destinado aos trabalhadores formais com carteira assinada entre os anos de 1971 a 1988. Essas pessoas ou seus dependentes têm até o dia 1º de junho de 2025 para efetuar os saques. Caso o período não seja respeitado, os valores retornaram aos cofres da União.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.