Conceitos: Open Banking e Banco Digital 

Muitos confundem os conceitos do Open Banking com um Banco Digital. Entenda quais são as diferenças e saiba mais informações!

Conforme informações oficiais, na sua essência,  Open Banking é um acelerador e habilitador de novos negócios, através da criação ou expansão de ecossistemas digitais. De acordo com o site openbankingbrasil.com.br, o alicerce fundamental para a adoção de Open Banking é a abertura e o compartilhamento de dados e informações de negócio por meio de APIs (Application Programming Interfaces). 

Open Banking: abertura e o compartilhamento de dados e informações via API

Conforme informa o site citado, este processo permite que os diferentes integrantes deste ecossistema (bancos, fintechs, insuretechs etc), possam compartilhar informações e ativos de valor, habilitando o lançamento de novas aplicações de negócio. Sendo assim, o foco está em oferecer novos serviços e experiências para o cliente final.

Foco em inovação

O Open Banking tem um grande foco em inovação e permitirá que tanto as instituições financeiras, como as fintechs criem novas ferramentas e aplicações que irão facilitar muito a rotina do cliente sendo assim, o sistema financeiro aberto é uma inovação. 

Conceitos: Open Banking e Banco Digital 

Conforme consta no site Open Banking Brasil, é comum que as pessoas confundam os conceitos de Open Banking como Banco Digital. No entanto, apesar da convergência natural entre os temas, na essência são assuntos diferentes. É muito comum uma instituição financeira ser adepta do modelo digital (multicanal, sem agências, etc), mas ainda não adotar conceitos de Open Banking. 

Um Banco Digital pode, por exemplo, expor APIs, mas as mesmas são fechadas e utilizadas exclusivamente para consumo interno da plataforma e do time do banco. Por outro lado, o Open Banking, entretanto, exige que as APIs passem a ser disponibilizadas para o mundo externo, de tal maneira que possam ser consumidas por parceiros de negócios, Fintechs, ou mesmo por uma outra instituição financeira concorrente. 

Foco na experiência do cliente

Tudo em prol e no sentido de oferecer experiências únicas e diferenciadas para os clientes finais. No Open Banking o banco “destrava” rapidamente uma informação ou um ativo valioso do negócio como uma API aberta. No entanto, o Banco Central do Brasil ressalta que todo esse processo é feito mediante autorização do cliente. 

Ofertas customizadas e adequadas 

Certamente o sistema financeiro aberto irá otimizar processos, como a aprovação de crédito para o cliente final. Visto que esse compartilhamento de dados permite que o cliente receba ofertas customizadas e adequadas a sua necessidade.

Além disso, o BC ressalta que é possível interromper o compartilhamento quando desejar, sendo um processo totalmente ciente por parte do cliente final.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.