Petrobras anuncia criação de 6 mil empregos no país

Nesta quarta-feira (11), a Petrobras anunciou oficialmente a assinatura de construção da nova unidade de produção de diesel S-10 na Replan, maior refinaria da companhia, instalada em Paulínia (SP). Na ocasião, a estatal anunciou que a expectativa é que ocorra a criação de 6 mil vagas de emprego com a nova medida.

De acordo com informações da Petrobras, o quantitativo de vagas devem ser distribuídos entre empregos diretos (3 mil vagas) e indiretos (3 mil vagas). Todavia, vale destacar que a oportunidade empregatícia será ofertada para daqui uns anos, uma vez que a inauguração da planta da nova unidade está prevista para 2025. O investimento será de US$ 458 milhões.

Veja também: WhatsApp: Veja como usar as novas reações de mensagens

A princípio, o contrato para construção da unidade foi firmado com o Consórcio Toyo Setal HDT Paulínia, formado pelas empresas TSE e TOYO. Ademais, vale ressaltar que a instalação da da nova unidade vai significar uma mudança no refino de diesel na Replan. Por fim, a medida vai possibilitar que ocorra um aumento na produção de querosene para aviação.

Para quem não sabe, o diesel tipo S-500, usado em máquinas agrícolas e correspondente a 47% do diesel fabricado atualmente, não terá mais produção. Antes de mais nada, vale lembrar que tanto o maquinário da nova planta quanto da que já existe será voltado à produção de diesel S-10, com aumento na produção até 2026.

“O diesel é nosso principal derivado e a Replan se caracteriza por uma unidade que tem uma produção muito expressiva do diesel do mercado atual do Brasil”, afirmou Rogério Daisson, gerente geral da Replan.

O local onde está construída a nova unidade, Paulínia, concentra a maior produção de diesel do país. Todavia, adaptações também serão aplicadas nas refinarias Reduc, no Rio de Janeiro (RJ), e Revap, em São José dos Campos (SP).

Governo corta imposto para importação de 11 produtos.

Petrobras pode gerar 6 mil empregos no país

No que se referente a grande oportunidade de emprego anunciada, a Petrobras afirmou que as vagas serão oferecidas nas empresas contratadas pela multinacional para a realização da construção.

Segundo informações do gerente geral, no futuro, quando a nova unidade de refino estiver em funcionamento no país, há uma possibilidade de mais empregos gerados para a mão de obra operacional.

“Depois da unidade operando, também novas oportunidades de emprego surgirão, porque a unidade precisa depois passar por processo de manutenção, conservação.””Depois da unidade operando, também novas oportunidades de emprego surgirão, porque a unidade precisa depois passar por processo de manutenção, conservação.”

Atualmente, a Replan emprega um total de 3,3 mil pessoas, entre concursados e terceirizados.

Por fim, vale destacar que a maior refinaria da Petrobras é a Replan. Ela tem capacidade de processar nada menos que 69.000 m³ de petróleo por dia, o equivalente a 434 mil barris. Nada menos que 30% do território brasileiro é atendido por ela.

INSS: Recebi a 1ª parcela do 13º salário. Posso perder o direito da 2ª?

Na planta são produzidos derivados como gasolina, diesel, querosene de aviação, gás liquefeito de petróleo (GLP, o gás de cozinha), óleo combustível, asfalto, propeno e bunker, entre outros.

A produção de Paulínia é escoada para o interior de São Paulo (recebe a maior parte dessa produção), Sul de Minas, Triângulo Mineiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Goiás, Brasília (DF) e Tocantins.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.