História do Brasil: o Ciclo do Ouro

Confira!

O Ciclo do Ouro: um resumo

O termo “ciclo do ouro” é usado para definir um dos ciclos econômicos que caracterizaram a história do Brasil.

O assunto é abordado com muita frequência por questões de história do Brasil das principais provas do país, com um destaque para os vestibulares, os concursos e o ENEM.

Dessa forma, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre o ciclo do ouro. Vamos conferir!

O Ciclo do Ouro: definição

O ciclo do ouro, também denominado de “ciclo da mineração”, foi o terceiro ciclo econômico da história do Brasil desde o início da colonização pelos portugueses.

O mencionado ciclo começa no fim do século XVII. O auge do ciclo do ouro aconteceria, porém, no século XVIII. O ciclo do ouro conseguiu desenvolver muito a economia do Brasil Colônia.

As atividades econômicas que foram desenvolvidas dentro do ciclo do ouro, como a mineração, se desenvolveram principalmente na região do atual estado de Minas Gerais. 

O Ciclo do Ouro: contexto histórico

No final do século XVII, o ciclo da cana-de-açúcar, o segundo ciclo econômico da história do Brasil, conheceria o seu fim. O ciclo entrou em decadência principalmente devido à desvalorização do açúcar brasileiro no mercado nacional. Vale lembrar que, na época, os brasileiros haviam acabado de expulsar os holandeses do Brasil por meio da Insurreição Pernambucana. Com isso, os holandeses passaram a cultivar cana e produzir açúcar em outros lugares, como nas Antilhas, concorrendo com os brasileiros e desvalorizando o açúcar do Brasil.

Com a queda nos lucros, os colonizadores portugueses precisaram buscar uma nova forma de lucrar com atividades econômicas na colônia. Assim, diversas expedições em direção ao interior do Brasil foram criadas, com o objetivo de descobrir novas riquezas que poderiam existir no território. De fato, os bandeirantes (aqueles que lideravam as “bandeiras”) encontraram metais preciosos em grande quantidade, principalmente na região da atual Minas Gerais. Dessa forma, um novo ciclo econômico teve início.

A descoberta de metais preciosos no território brasileiro, principalmente o ouro, provocou grandes fluxos migratórios em direção às áreas que possuíam os metais, contribuindo para o povoamento de novas regiões no país.

O Ciclo do Ouro: decadência e fim

Por fim, o ciclo da mineração terminaria no fim do século XVIII, com o esgotamento das maiores minas de metais preciosos do país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.