Os perigos de deixar tudo para cima da hora – Veja quais são

Você sabe quais são os perigos de deixar tudo para cima da hora? Já parou para analisar sobre quantas oportunidades você pode ter perdido por conta desse tipo de atitude? Pois é… Se você ainda não analisou a sua forma de lidar com prazos, talvez este seja o momento.

E para lhe ajudar nesse sentido, fizemos este conteúdo com o intuito de fazer com que você, e outros procrastinadores, comecem a se autoavaliar e se autoconhecer. Acompanhe para saber mais!

Entenda os perigos de deixar tudo para cima da hora

Os perigos de deixar tudo para cima da hora podem ser silenciosos. Se você não tiver um olhar apurado e não se atentar aos mínimos detalhes, certamente os efeitos negativos da procrastinação poderão passar despercebidos. Portanto, se você é do tipo de pessoa que deixa tudo para cima da hora, veja como isso pode estar impactando a sua qualidade de vida:

1- Você pode estar perdendo tempo

Por incrível que pareça, deixar para cima da hora faz você perder muito tempo. Há quem pense que deixar para depois faz com que você “aproveite melhor” o agora. Mas isso é uma ideia equivocada.

A partir do momento que você sabe que está procrastinando algo, é impossível focar 100% no aqui e agora. Afinal, você sabe que deveria estar fazendo outra coisa, e não está.

Isso faz com que as atividades vividas no agora não sejam feitas e sentidas de maneira plena. Em outras palavras, você está perdendo esse tempo, esse momento e esse acontecimento, simplesmente pelo fato de não aproveitá-lo para cumprir algo que vai ter que ser feito.

Quando você faz as tarefas em tempo hábil, consegue executá-las de maneira mais interessante, tendo tempo para desenvolvê-la com maestria. Ou seja, obviamente você ganha mais tempo. Tanto para fazer a tarefa, quanto para descansar ao concluí-la.

2- A procrastinação é inimiga da “perfeição”

Sim, a gente sabe que a perfeição não existe. Porém, a procrastinação pode atrapalhar a sua melhor versão. Afinal, um dos perigos de deixar tudo para cima da hora é justamente fazer “de qualquer jeito”, sem conseguir atingir o êxito que você é capaz de alcançar.

3- É possível que você se esqueça de algo importante

Agir contra o relógio é muito perigoso. As chances de você se esquecer de algo importante são muito grandes. E isso, no agregado, pode fazer com que você seja visto como um funcionário ruim, uma pessoa desatenta ou alguém que simplesmente não tem consideração pelos outros.

Além disso, prazos podem ser furados e consequentemente você acaba tendo a sua credibilidade posta em xeque. Por isso que deixar para última hora é basicamente abrir a porta para a “má fama” entrar em sua carreira acadêmica ou profissional.

4- Você terá dificuldades nas suas relações pessoais e profissionais

As relações pessoais e profissionais também podem sofrer com os perigos de deixar tudo para cima da hora. Afinal, quem gosta de marcar algo com você, se sentirá incomodado com o seu atraso. E no trabalho, as faltas nos prazos e os erros cometidos pela pressa poderão manchar a sua imagem.

Portanto, cuidado! Não seja aquela pessoa que deixa tudo para cima da hora, simplesmente se esquecendo de que outras pessoas também sofrem com isso. Comece a organizar a sua rotina e foque em fugir da procrastinação!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.