Caixa cria atendimento telefônico para tirar dúvidas sobre a prova de vida do INSS

A prova de vida é um procedimento obrigatório do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os aposentados e pensionistas do instituto devem fazer a comprovação de vida para garantir a concessão ou manutenção do seu benefício.

A medida estava suspensa desde o ano passado, porém, voltou a ser exigida neste mês. Por esse motivo, a Caixa Econômica Federal vai disponibilizar um recurso telefônico para tirar dúvidas sobre o procedimento.

O segurado poderá ligar para a Central de Atendimento da Caixa pelo telefone 0800 726 0207, selecionando a opção 7. Dentre as informações concedidas pelo banco, estão a situação do benefício e portabilidade.

A Caixa informa que o objeto é proporcionar mais comodidade e segurança para aproximadamente 61,3 milhões pessoas que recebem a aposentadoria pela instituição financeira.

Na prática, ao ligar para telefone mencionado, o beneficiário precisa ter em mãos o número do seu benefício ou CPF, e a data de nascimento. O atendimento pode ser feito 24h por dia.

No banco, o procedimento para comprovar a vida pode ser realizado em qualquer agência ou na rede de autoatendimento pelos caixas eletrônicos – somente para aqueles que possuem identificação biométrica cadastrada.

Novo calendário de prazos para a prova de vida do INSS

Prova digital

As pessoas que fizeram a prova de vida de maneira digital podem ficar tranquilas. De acordo com o próprio INSS, essa modalidade vale tanto quanto as outras. Assim, se o aposentado fez essa comprovação conta com válida. Do mesmo modo, quem não fez esse procedimento, seja digital ou não, precisa se atentar.

Vale lembrar ainda que apesar da suspensão da obrigatoriedade, a prova de vida não está proibida. Então quem quis ir ao banco para fazer, poderia tentar isso. Assim como pode seguir fazendo isso agora. É uma maneira de tentar se livrar dessa obrigação o quanto antes.

Agentes do INSS dizem que o melhor que essas pessoas podem fazer é tentar regularizar a situação o mais rápido possível. É que isso pode fazer toda a diferença na confirmação do benefício. De acordo com os próprios analistas, uma prova de vida não costuma demorar muito mais do que alguns minutos.

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