Como cultivar o bom humor no trabalho?

Cultivar o bom humor no trabalho é algo primordial para quem quer uma rotina mais feliz e saudável no ambiente corporativo. Afinal, a maneira como enxergamos as situações pode fazer toda a diferença nos nossos resultados.

Por isso, tentar seguir o viés do bom humor e saber enxergar fatores positivos nas situações pode lhe ajudar a ser mais feliz com o seu trabalho. Quer saber como isso é possível? Então acompanhe este conteúdo até o fim.

Como cultivar o bom humor no trabalho?

Antes de qualquer coisa, lembre-se de que é preciso estar de bem consigo mesmo, para assim conseguir cultivar o bom humor no trabalho. Ou seja, não tente fazer aquela divisão impossível entre a vida pessoal e profissional. Se você tem questões pessoais para resolver, é bem provável que o seu humor fique afetado no seu trabalho.

Sendo assim, é importante que você respeite as suas questões internas e trabalhe-as através da psicoterapia ou do autoconhecimento, por exemplo. Isso ajudará na hora de seguir as nossas dicas abaixo. Acompanhe:

1- Exercite-se antes de ir trabalhar

Fazer exercícios físicos antes de trabalhar é uma forma muito interessante de cultivar o bom humor no trabalho. Isso porque as atividades corporais são capazes de liberar neurotransmissores responsáveis por causar a sensação de prazer e bem-estar. Logo, nos sentimos mais ativos, felizes e empolgados para seguir com a rotina do dia.

2- Seja uma pessoa mais comunicativa

Nós somos seres sociais, e isso é inegável. Portanto, ser uma pessoa comunicativa pode lhe ajudar a cultivar o bom humor no trabalho. Quanto mais relações sólidas você cria no seu trabalho, mais acolhido e feliz você tende a se sentir.

Afinal, quando não há interações saudáveis no trabalho, a sensação de solidão pode aparecer, provocando efeitos nocivos na sua saúde mental. Por isso, busque ser uma pessoa mais comunicativa, mesmo que isso aconteça aos poucos.

3- Mude as suas perspectivas, especialmente sobre a segunda-feira

Mudar as suas perspectivas internas também é importante. Sabe aquela ideia de que a segunda-feira é desgastante e ruim? Pois bem. Tente, aos poucos, mudar essa ideia. Comece a pensar que você tem um bom trabalho para executar na segunda-feira, e que ela pode ser a entrada de muitos conhecimentos e desenvolvimentos profissionais.

Quanto mais pontos positivos você tiver em mente, melhor será a sua relação com o começo da semana e mais fácil será cultivar o bom humor no trabalho.

4- Perceba as suas pequenas vitórias e comemore-as

Saber enxergar as suas pequenas vitórias também é importante. Jamais negligencie isso. Por mais pequeno que algo possa parecer, ele é fundamental para o seu dia de trabalho, não é? Por isso, nunca deixe de lado uma vitória. Ela sempre será valiosa.

5- Não negligencie as suas emoções

Lembre-se também de que o mau humor vai aparecer, assim como as emoções negativas. Portanto, quando você pensar em cultivar o bom humor no trabalho, não tente negligenciar as sensações que você está percebendo dentro de si. Mas sim, crie o hábito de exteriorizar seus sentimentos, medos e emoções. Isso vai lhe ajudar a gerenciá-los melhor e o bom humor será uma consequência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.