Perdeu o cartão cidadão? Veja como sacar dinheiro do Bolsa Família

A Caixa Econômica Federal segue fazendo os pagamentos do Bolsa Família deste mês de junho. Nesta sexta-feira (18) é a vez das pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1. Eles podem fazer o saque do dinheiro com o cartão cidadão.

No entanto, quem não tem esse utensílio pode estar se perguntando o que precisa fazer para pegar essa quantia. De acordo com a Caixa Econômica Federal, muita gente que está perdendo o cartão está perguntando se existe uma saída para esse problema. E existe.

Segundo o banco, uma maneira fácil de resolver isso é ir até a agência da Caixa Econômica com documentos pessoais. Por lá é só dizer para o agente que precisa fazer o saque do Bolsa Família mas que acabou perdendo, ou por algum outro motivo, não está com o cartão. O atendente vai dar o passo a passo.

Nesta sexta (18) a Caixa também informou pelas redes sociais que é possível fazer isso também nas lotéricas. Basta portanto levar os documentos oficiais e afirmar que quer fazer o saque do Bolsa Família do mês de junho. Os atendentes irão ajudar o cidadão.

Uma terceira opção é movimentar a quantia através do aplicativo Caixa Tem. Por aqui, no entanto, não é possível fazer o saque do dinheiro. De acordo com a Caixa, dá para fazer uma série de atividades como pagar boletos, fazer compras online e até algumas presenciais usando algumas maquininhas de lojas que aceitam o Auxílio.

Bolsa Família

Vale lembrar que os usuários do Bolsa Família não estão recebendo apenas esse benefício. É que alguns deles migraram para o Auxílio Emergencial. No entanto, essas pessoas também seguem esse mesmo calendário e essas mesmas regras também.

Então se algum usuário do Bolsa Família está recebendo o Auxílio e não está, por algum motivo, com o cartão cidadão, basta escolher uma dessas três opções para ter acesso ao dinheiro. A Caixa diz que esses procedimentos são seguros e eficazes.

Ao todo, o Brasil tem cerca de 14,7 milhões de beneficiários do Bolsa Família. Só que agora, cerca de 10 milhões deles estão recebendo o dinheiro do Auxílio Emergencial. Quando esse projeto acabar, eles voltam para o programa anterior automaticamente.

Depois da prorrogação

O país está presenciando neste momento os últimos meses do Bolsa Família neste formato que conhecemos. É que de acordo com informações do Governo Federal, o projeto deverá passar por uma grande reformulação para o segundo semestre deste ano.

Segundo o Ministro da Economia, Paulo Guedes, o Bolsa Família vai mudar de nome e vai ficar maior. A ideia central do Palácio do Planalto é aumentar a média de pagamentos e o número de beneficiários do benefício. Ainda não há, no entanto, uma data para a estreia.

É que tudo vai depender portanto do tamanho da prorrogação do Auxílio Emergencial. É que um programa só vai começar quando o outro acabar. Em entrevistas recentes, Paulo Guedes disse que deve estender o benefício atual por mais dois ou três meses, para além de julho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.