Pensar demais pode ser ruim para o seu rendimento e bem-estar

Pensar demais pode ser ruim tanto para o seu rendimento no dia a dia, quanto para o seu bem-estar. O receio de errar, que faz com que a sua mente bombardeie seus pensamentos com ideias repetitivas, pode ser exaustivo. Ao mesmo tempo, pensar em erros cometidos no passado, assim como culpas, pode minar a sua rotina e fazer com que você se sinta improdutivo, desmotivado e desanimado.

Por isso, tentar quebrar esse ciclo de pensamentos repetitivos é fundamental para garantir mais qualidade de vida e saúde mental. Mas, por onde começar? Como agir diante de pensamentos que “travam” as nossas ações? A seguir daremos algumas sugestões sobre o tema.

Por que pensar demais pode ser prejudicial?

Pensar demais pode fazer com que você fique revivendo traumas do passado ou, no caso dos pensamentos sobre o futuro, impede que você tome uma atitude positiva sobre algo. Assim, você pode acabar vivendo um looping que não lhe deixa agir, mas sim, apenas gera angústia e sofrimento.

Esse tipo de situação pode, inclusive, levar ao desenvolvimento de uma doença mental. Por isso é fundamental reconhecer essa situação para contornar os pensamentos repetitivos.

Como evitar de pensar demais?

Mas, como evitar pensar demais? O que fazer para lidar com a situação?

1- Faça as pazes com o seu passado

Tem algo no seu passado que costuma vir à sua mente, fazendo você ter pensamentos repetitivos? Então está mais do que na hora de fazer as pazes com o que aconteceu. Para isso, perdoe-se. Entenda que ninguém é perfeito e que sempre cometeremos erros. Os erros fazem parte do nosso autoconhecimento, nossa autoconsciência e do nosso desenvolvimento pessoal.

São eles que nos mostram os limites das situações e nos fazem aprender muita coisa importante. Portanto, mude a sua forma de enxergar: diga que perdoa a si mesmo e que não é mais aquela pessoa que cometeu o erro. Extraía as aprendizagens da situação e siga em frente!

2- Reconheça o momento em que você está tendo pensamentos repetitivos

Os pensamentos estão se repetindo? Pare e perceba em qual momento isso está acontecendo. Reflita sobre isso. Quando você reconhecer quais são as situações que costumam fazer você pensar demais, você será capaz de cortar gatilhos que “travam” a sua mente em um looping.

3- Traga o seu foco para o presente

Se o ato de pensar demais estiver envolvido com algo que você fez ou deixou de fazer no passado, ou com algo que você não sabe se deve ou não fazer no futuro, foque no presente. Traga o seu pensamento para as sensações que o seu corpo está sentindo e para o clima ao seu redor. Observe a iluminação, os cheiros, a temperatura… Isso lhe desconectará do pensamento repetido e fará com que você foque no aqui e agora.

4- Tenha um momento para pensar nas soluções, e outro para agir

Estabeleça um momento para pensar nas soluções, e outro para agir. Ou seja, separe uma hora para o planejamento das ações e 2 horas para a execução do plano. Assim você impede que a sua mente pense demais sobre uma forma de atuar, fazendo com que você coloque a “mão na massa” o quanto antes.

Afinal, lembre-se que pensar demais pode ser prejudicial e, por isso, reconhecer a situação e buscar meios de agir mais e pensar “menos”, é fundamental para a sua qualidade de vida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.