Atividades que aliviam o estresse no dia a dia

Investir em atividades que aliviam o estresse no dia a dia é fundamental para ter mais qualidade de vida e bem-estar em todos os âmbitos em que estamos inseridos. Isso porque, muitas vezes, as crises de estresse estão relacionadas com hábitos ruins e que geram efeitos nocivos em nossa saúde física e mental.

Por isso, investir no caminho contrário, ou seja, nos hábitos saudáveis, é o ponto de partida para ter mais saúde e disposição, todos os dias.

Atividades que aliviam o estresse no dia a dia

Listamos, a seguir, 5 atividades que aliviam o estresse e que podem ser postas em prática todos os dias, em diversos contextos. Veja:

1- Organizar o ambiente em que você está

Independente de qual seja o contexto, tente organizar o ambiente em que você está. É a sua mesa de trabalho? A cozinha da sua casa? O seu quarto? Não importa… Comece organizando. Essa sensação de “ter as coisas no lugar” pode diminuir o estresse no dia a dia e aumentar o seu bem-estar e satisfação consigo mesmo. Afinal, o que você prefere: um ambiente limpo e arrumado, ou um lugar bagunçado e “de qualquer jeito”?

Acredite, isso não tem relação apenas com estética, mas sim, tem a ver com a saúde do corpo e da mente, tendo em vista que nosso cérebro prefere ambientes organizados.

2- Reconectar a sua mente com o seu corpo

Muitas vezes, agimos no piloto automático e nem nos damos conta do nosso corpo e do momento presente em que estamos vivendo.

Sendo assim, ao invés de agir de maneira impensada, tire alguns minutos do seu dia para reconectar a sua mente com o seu corpo. Sinta as sensações na pele, os cheiros, observe a iluminação ambiente, e assim por diante.

Tente não focar em outra coisa, apenas observe as sensações que o seu corpo sente, sem deixar os pensamentos vagarem em outros assuntos.

3- Cuidados com a saúde

Manter os cuidados com a saúde é uma das atividades que aliviam o estresse de uma maneira mais efetiva. Para isso, é preciso cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos. Além de manter as idas regulares ao médico e ao dentista, para garantir que tudo esteja “funcionando bem”.

Essa atitude de autocuidado faz com que você diminua o estresse pois, simplesmente, gera prazer e bem-estar saber que estamos cuidado de nós mesmos. Experimente e constate.

4- Estabelecer uma rotina de higiene do sono

O sono também é uma das atividades que aliviam o estresse. Aproveitar-se dele é fundamental para um dia a dia com mais disposição e empolgação.

Para isso, a higiene do sono pode lhe ajudar. Assim você pode preparar a sua cama; tomar um banho quente antes de dormir; ler algo interessante; relaxar com a meditação; e assim por diante. Tudo isso, unido, melhora a nossa saúde física e mental, diminuindo o estresse e a ansiedade.

5- Cortar atividades tóxicas da rotina

Por fim, procure cortar atividade tóxicas da sua rotina, como por exemplo: ler notícias negativas em excesso; conversar com pessoas negativas; procrastinar; manter hábitos ruins, como a falta de exercícios; e assim por diante.

Acredite, livrar-se de atividades tóxicas pode parecer difícil, mas é extremamente libertador e ajuda a aliviar o estresse de uma maneira muito expressiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.