Como pedir para se desligar da empresa? Faça isso sem estresse!

Pedir para se desligar da empresa pode parecer difícil e até estressante, mas, com algumas dicas você poderá superar a situação da melhor forma. Para isso, fizemos este breve guia com algumas orientações que poderão lhe ajudar na sua decisão. Acompanhe e entenda.

Como pedir para se desligar da empresa? Faça isso sem estresse!

Para pedir demissão é preciso compreender claramente quais são os seus motivos. Se eles forem pessoais, não cabe ao seu chefe saber detalhes sobre eles, porém, é importante ter em mente que alguma justificativa pode ser requisitada.

Não que você seja obrigado a dar satisfações, mas é de bom tom colocar em palavras uma razão para a sua demissão. Abaixo você compreenderá melhor.

Converse, primeiramente, com o seu chefe direto

Antes de qualquer coisa, converse com o seu chefe direto. Isto é, não se dirija diretamente ao RH, primeiro converse com quem é o seu superior direto. Fale sobre a situação de maneira objetiva, sem muitas delongas.

Depois de anunciar o pedido de demissão, aí sim você pode conversar, se abrir, etc., e poderá ir até o RH para dar continuidade ao processo.

Demonstre o seu motivo sem ser agressivo ou irônico

Se você passou por alguma situação desagradável, não precisa ser irônico e tampouco agressivo durante o pedido de demissão. Afinal, é preciso manter o profissionalismo. Se o erro foi da empresa, existem meios legais de requerer os seus direitos. Não perca a razão apenas por orgulho. Fale do motivo de maneira clara, sem querer ser pejorativo, e pronto.

Agradeça a oportunidade de emprego

Agradecer a oportunidade de trabalho também pode lhe ajudar a pedir para se desligar da empresa. Você pode demonstrar a sua gratidão e até mesmo explanar quais foram os aprendizados que agregaram em sua vida.

Lembre-se de que mesmo que a experiência tenha sido “negativa”, você aprendeu algo estando naquele ambiente. Reconheça isso como um ponto positivo.

Considere apontar pontos positivos sobre o trabalho

Ao reconhecer os pontos positivos, torne o momento mais agradável, explanando-os para o seu chefe direto. Comente sobre como você se sentia bem em alguns momentos, e vale até mesmo apontar quais “falhas” também contribuíram para a sua decisão.

O segredo é não querer tornar a empresa um “monstro”, mas sim, ajudar o gestor a encontrar as falhas e os gaps que podem vir a ser consertados mais tarde.

Não comente com outras pessoas antes de pedir para se desligar da empresa

Pode ser muito deselegante você comentar com outras pessoas que você irá pedir demissão, antes mesmo de pedir de fato. Portanto, procure conversar com o seu chefe direto antes de qualquer coisa, a fim de evitar que as “fofocas” tornem o momento mais desgastante do que ele deveria ser.

Afinal, conservar esta informação até que ela se torne de fato verídica é uma forma de demonstrar respeito, comprometimento e profissionalismo. Tenha isso em mente na hora de pedir para se desligar da empresa e garanta uma demissão tranquila e sem grandes impasses.

Leia agora: Como se preparar para uma entrevista de emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.