Como se preparar para uma entrevista de emprego

Se preparar para uma entrevista de emprego é tão importante quanto os comportamentos que você terá durante ela. Afinal, a empresa e o recrutador ainda não lhe conhecem, e precisam que você consiga transparecer as suas qualidades e atributos da melhor forma. Mas, como fazer isso? Como demonstrar interesse na medida certa? Veja as nossas dicas de hoje e prepare-se da melhor forma!

Como se preparar para uma entrevista de emprego

Antes de qualquer coisa, tenha o cuidado de não exagerar na “atuação”. Os recrutadores são treinados para observar o seu comportamento e eles conseguem perceber se você está “forçando” ser alguém que não é. Da mesma forma, é claro que você não vai agir como age com os seus amigos, não é mesmo? O importante é ter um equilíbrio, sem fingimentos!

Dito isso, vamos às dicas:

1- Adquira conhecimentos sobre a empresa e o mercado no qual ela opera

As empresas e os recrutadores estão em busca de pessoas que estejam cientes do mercado em que determinada indústria atua e quais são os serviços que ela oferece. Afinal, se você não tiver esses conhecimentos sobre a empresa, por que vai querer trabalhar lá? Pense nisso e estude bastante!

2- Durma bem na noite anterior e descanse a mente

Cuidado com o excesso de informação, estudar bastante não é o mesmo que saturar a sua mente. Sendo assim, lembre-se de descansar os seus pensamentos e dormir bem na noite anterior à entrevista. Pratique a higiene do sono para chegar descansado e disposto.

3- Faça uma refeição leve antes de sair

Não exagere na refeição antes de ir até a empresa. Você pode se sentir indisposto e até passar mal, devido à ansiedade que costuma surgir nesse momento. Portanto, consuma alimentos leves e mantenha-se hidratado.

4- Vista-se confortavelmente para se preparar para uma entrevista de emprego

Não tente usar uma roupa que você não está acostumado. Se a empresa exige traje social e, no caso das mulheres, exige salto alto, use opções alternativas que sejam mais condizentes com o seu estilo. Ou seja, use um salto mais baixo e roupas que, apesar de sociais, não sejam tão justas. Considere que o desconforto causado pelas vestimentas pode atrapalhar a sua apresentação.

5- Treine bastante alguns pontos que você acha importante

Apesar de você não saber exatamente o que o recrutador irá perguntar, você pode se preparar para uma entrevista de emprego investindo em um treinamento básico. Para isso, pesquise sobre as possíveis perguntas e escreva respostas interessantes e coerentes. Treine-as bem, mas sem decorar!

6- Não fique tentando impressionar de forma exagerada (cuidado com o narcisismo!)

O narcisismo pode ser muito perigoso e pode fazer com que você acabe perdendo a vaga de emprego. Por isso, jamais minta ser quem você não é e cuidado com os auto elogios. Você pode sim ter orgulho das suas conquistas e do seu currículo, mas isso não é o mesmo que ficar enaltecendo o seu ego de maneira exagerada. Aja com consciência e equilíbrio!

Gostou do conteúdo? Que tal aprender a como se comportar no primeiro dia de trabalho? Prepare-se da melhor forma!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.