Texto expositivo: características e como fazer

O texto expositivo se caracteriza por ser uma produção que tem como objetivo principal apresentar uma assunto ou trazer dados sobre o mesmo. Para isso, é possível usar no texto dados e explicações de outras áreas do conhecimento a fim de produzir um texto verídico e com informações que tenham comprovação. 

O texto expositivo serve ainda para sintetizar ou analisar a fundo um conceito, fenômeno ou teoria. Esse tipo textual é muito comum no no meio acadêmico e pode se subdividir em outras variações. 

Duas das principais variações são o texto expositivo informativo e o texto expositivo argumentativo. O primeiro visa informar o leitor a respeito de aspectos importantes sobre um dado assunto, trazendo assim mais informações para ampliar o conhecimento de quem lê o texto. O argumentativo, por sua vez, além de trazer informações, traz um ponto de vista ou uma opinião que seja baseada em argumentos sólidos com o intuito de convencer o leitor.  

Como criar um texto expositivo?

Dependendo da intenção de comunicação, o texto expositivo pode ter diferentes usos. No entanto, alguns aspectos na sua estrutura são comuns a todas essas variações. Por isso, é preciso seguir de perto essas características. Para construir um texto expositivo, em primeiro lugar, é necessário escolher o conteúdo e selecionar o máximo de informações sobre ele. Em seguida, é hora de pensar na estrutura. Nesse sentido, há dois métodos eficientes. São eles a composição e a decomposição.  

Por meio da composição é possível apresentar diversos conceitos sobre um tema. Ela se caracteriza pela estrutura sintática formada por sujeito + predicado + complemento, e é preciso sempre utilizar o tempo presente. Já a decomposição não se limita a apenas um tema e pode conectar vários fenômenos em um único texto. Nesse modelo é comum utilizar o verbo sem o predicativo nominal ou outros verbos com complemento direto. 

Além disso, um texto expositivo ainda pode apresentar outras aspectos como a intertextualidade e a descrição, por exemplo, que pode ser feita através de aspectos visuais para auxiliar a leitura.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Leia também Dicas de como fazer um bom TCC.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.