Atualidades: Prós e contras da energia eólica

A energia eólica existe há milhares de anos. Os ventos livres e abundantes da Terra foram – e ainda são – usados ??para conduzir navios, moer grãos e bombear água.

Só recentemente os humanos aproveitaram essa energia para produzir eletricidade, mas já é uma parte significativa e crescente.

A energia eólica tem muitos benefícios: é um tipo relativamente simples de energia renovável que, uma vez instalada, não requer muita manutenção e não polui o ar ou a água.

Mais significativamente, em um mundo em que todos começamos a sentir os efeitos diretos da crise climática, as turbinas eólicas geram eletricidade sem emissões de gases de efeito estufa.

Vantagens da Energia Eólica

A vantagem mais significativa da energia eólica é que ela gera eletricidade sem poluir o ar ou a água e sem adicionar gases de efeito estufa à atmosfera. Mas também tem alguns outros benefícios ambientais e econômicos únicos.

Benefícios ambientais

O vento não contribui para a mudança climática. Embora haja custos de energia para a fabricação e transporte das turbinas, um estudo sobre o ciclo de vida das turbinas eólicas descobriu que sua pegada de carbono é paga em economia de CO2 em apenas seis meses de operação.

Fonte renovável de energia

Não há falta de vento e não pode ser esgotado, então a base para a energia eólica é um fornecimento renovável e sustentável. Essa energia não precisa ser extraída do solo ou transportada por trem ou caminhão – o que requer energia e emissões adicionais e aumenta o custo das usinas de queima de combustível fóssil.

E novos modelos de turbinas eólicas estão se tornando mais eficientes a cada dia.

Emissões zero

Uma vez instalada e posicionada, uma turbina eólica ou parque eólico não gera efluentes ou emissões. As chaminés não precisam ser esfregadas e o material tóxico não precisa ser processado, transportado, despejado ou enterrado.

Não precisa de fonte de água por perto. A água não é necessária para operar uma turbina eólica, nem é usada para resfriar máquinas ou qualquer outro propósito, portanto, as turbinas eólicas não precisam ser instaladas perto de cursos de água ou conectadas a fontes de água.

Desvantagens da Energia Eólica

A energia eólica tem alguns desafios significativos, o mais conhecido deles é seu impacto ecológico sobre pássaros e morcegos. O ruído gerado pelas turbinas também foi citado pelos oponentes como um problema de qualidade de vida para quem mora perto delas.

Confiabilidade

A confiabilidade do vento pode variar. Embora as turbinas possam produzir energia 90% do tempo, elas podem não funcionar a 100% da capacidade – a média é de 35% da capacidade.

Imprevisibilidade

Vento baixo ou nenhum vento desligará uma turbina eólica, assim como ventos muito fortes (para proteger o maquinário). Durante esse tempo, a manutenção do fluxo regular de eletricidade exigirá energia eólica armazenada de baterias ou de outra fonte de energia.

Poluição sonora

As turbinas eólicas podem ser barulhentas, gerando um som na faixa de 50-60 decibéis (comparável a chuvas moderadas). Isso pode obviamente perturbar as pessoas que vivem perto de turbinas ainda menores, mas os dados não são conclusivos sobre os impactos do ruído das turbinas eólicas na saúde.

Animais selvagens

O ruído da turbina eólica também pode afetar a vida selvagem, especialmente pássaros e morcegos, mas também outros animais que usam vocalizações para se comunicar.

E então, gostou de saber sobre esse tema?

Já publicamos um post completo, veja só – Atualidades: Energia Eólica no Brasil e no mundo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.