Pedido de demissão: direitos e deveres do trabalhador

Saiba o que fazer para se desligar da empresa

O pedido de demissão é um momento delicado tanto para o trabalhador, quanto para o seu empregador. todavia, através dele, será produzido um documento que tornará formal a decisão do colaborador da empresa, de se desligar da organização, rescindindo o seu contrato de trabalho.

O processo envolve inúmeras questões burocráticas, sendo necessário observar as regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Ademais, o empregado deve entregar a sua carta de demissão, observando seus direitos e deveres, em busca de uma formalização do término de sua prestação de serviço.

O fato é que a rescisão do contrato de trabalho é bastante normal no mundo corporativo. Aliás, após trabalhar por um tempo na empresa, o profissional pode buscar se desligar da organização por inúmeros motivos. O vínculo empregatício, desta forma, é quebrado. Este é um momento onde se deve observar as regras para que o processo ocorra sem maiores problemas.

É preciso que o pedido de demissão seja feito de uma maneira que não se lese nenhuma das partes envolvidas. Desse modo, o trabalhador deve garantir seus direitos e a organização deve buscar meios em que não seja prejudicada. Vale ressaltar que o profissional possui direitos trabalhistas que devem ser considerados.

Qual a melhor maneira de se pedir demissão

A princípio, tanto o contratado quanto a contratante acabam por se desgastar no processo de desligamento do funcionário. Felizmente é possível minimizar o estresse deste momento. O trabalhador deve comunicar a sua decisão ao seu gestor imediatamente após a sua decisão.

O profissional precisa informar ao departamento pessoal da empresa que deseja rescindir o seu contrato de trabalho. Também é seu dever esclarecer os mitos de sua decisão. em síntese, é preciso ter calma e evitar qualquer conflito neste momento. Por essa razão, é necessário se comunicar de forma clara, com calma.

Desse modo, o trabalhador irá deixar as portas da empresa abertas se em um futuro próximo, ele decidir retornar à organização. Após o pedido de demissão, deve-se informar o gerente da situação. em suma, é preciso entregar a carta de demissão ao setor de recursos humanos (RH) da empresa.

Um dos deveres do trabalhador é relativo ao fato de que ele deve entregar seu pedido de demissão 30 dias antes de se desligar completamente, cumprindo o aviso prévio, de acordo com as leis trabalhistas. Caso não se cumrpir o aviso, o colaborador deve ter uma quantia descontada de sua rescisão contratual.

Carta de demissão

A carta de demissão é um documento onde o trabalhador informa a sua decisão de se desligar da corporação. Ele deve conter informações pertinentes ao fim do contrato e deve ser escrito à mão. É preciso que tenha o nome completo do profissional, nome da empresa, cargo que ocupou, período do aviso prévio, assinatura do trabalhador.

Tanto o contratante quanto o contratado devem ter uma cópia da carta de demissão. Desta maneira o processo fica esclarecido por ambas as partes. É um documento simples, mas que deve ter as informações necessárias para que não haja nenhuma dúvida relacionada ao desligamento do profissional.

Ao redigir o documento à mão, o trabalhador comprova que seu pedido de demissão foi feito de livre vontade. Além disso, a carta de demissão deve ser objetiva, curta, onde o trabalhador expressa de forma clara o porquê de sua rescisão contratual. Ele deve informar os motivos de sua decisão.

É preciso que se evite criticar a empresa e seus colegas de trabalho. Uma boa dica é incluir na carta os aspectos positivos de sua atuação na organização, suas experiências, aprendizados e o tipo de trabalho que realizou. Novamente, vale ressaltar que dessa forma, o profissional irá encontrar as portas abertas caso deseje retornar.

Deveres do trabalhador 

Ao fazer o pedido de demissão, o profissional deve observar seus deveres em relação à rescisão do contrato. Ele precisa cumprir o aviso prévio, fazer uma entrevista de desligamento, onde tem a possibilidade de mostrar a seus empregadores o motivo da demissão.

Deveres da empresa

A empresa tem um prazo para pagar as verbas rescisórias, como salário do mês proporcional, décimo terceiro, férias vencidas, férias proporcionais, horas extras, saldo do banco de horas, entre outros. O pedido de rescisão contratual é bastante burocrático. O empregador deve conversar com seu RH para ter a certeza de que o processo de desligamento do funcionário aconteça sem maiores problemas. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.