PDE: custos de geração por tipo de fonte

O PDE 2031 traz dados relevantes sobre os parâmetros de custos da geração e transmissão de energia. Saiba mais!

Os estudos do Plano Decenal de Expansão de Energia 2031 (PDE 2031) trazem dados relevantes sobre os parâmetros de custos da geração e transmissão de energia. Confira informações do Ministério de Minas e Energia (MME).

PDE: custos de geração por tipo de fonte

  • Premissas; 
  • Custos de Investimento;
  • Operação Custos Variáveis Unitários.

Informações e premissas adotadas

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), os componentes dos custos considerados por fonte no Plano Decenal de Expansão de Energia 2031 (PDE 2031), são: 

CAPEX (Capital Expenditures)

Desembolsos diretos e indiretos. Equipamentos, Obras civis, Conexão, Meio ambiente e outros. Os valores não consideram juros durante a construção (JDC), destaca a publicação oficial.

O&M

Os gastos fixos e variáveis são gastos ligados à operação e manutenção da usina, exceto para fonte termelétrica despachadas centralizadamente.

Custo Variável Unitário (CVU)

Custo Variável Unitário (CVU)

Custo com combustível (Ccomb) + 

Custo de O&M variável (CO&M).

Valores de CAPEX e valores de JDC

Os valores de CAPEX referentes às usinas hidrelétricas são apresentados de forma individualizada por projeto, informa o Ministério de Minas e Energia (MME) por meio de divulgação oficial. Os valores de JDC, utilizados no MDI, são calculados considerando os cronogramas físico-financeiros de cada fonte.

Vida útil econômica

A vida útil econômica se refere a avaliação a partir da vida útil dos equipamentos e prazos contratuais estabelecidos para cada fonte nos leilões de energia. A data base utilizada foi dezembro/2020 e a taxa de câmbio : R$ 5,20/US$, informa o Ministério de Minas e Energia (MME).

Estimativas dos custos

As estimativas de custos são baseadas em informações de empreendimentos habilitados participantes em leilões de geração de energia e de projetos mencionados nos estudos de viabilidade e inventário de UHE; dados de fabricantes e agentes de mercado contatados pela EPE; além de referências internacionais. A taxa de desconto aplicada é de 8% ao ano, em termos reais.

Referência

Premissas – metodologia WACC (Weighted Average Cost of Capital) 

(a) Estrutura de Capital: 40% capital próprio e 60% capital de terceiros; (b) Custo de Capital Próprio: 13% a.a. ; 

(c) Custo de Capital de Terceiros: 7% a.a. (d) IRPJ e CSSL: 34%.

Encargos e Impostos

PIS/COFINS: 3,65% / 9,25%(2) IR: 25% CSLL: 9,0% P&D: 1,0% CFURH: 7,0%(3) UBP: de 0,5% a 1,0%(3) TFSEE e TUSD/TUST

Estimativas com base em informações do mercado. De acordo com o regime adotado (cumulativo ou não cumulativo), somente para empreendimentos hidrelétricos, conforme legislação vigente.

Conforme divulgação oficial do Ministério de Minas e Energia (MME), as interligações N-SE e N-S pressupõem linhas longas em corrente contínua (1.500 a 2.500 km), para expansão de grandes blocos (cerca de 4.000 MW).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.