PDE 2031: Plano Decenal de Expansão de Energia 

O MME lançou o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, com expectativas para a economia. Saiba mais!

O Ministério de Minas e Energia (MME) lançou o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.

PDE 2031: Plano Decenal de Expansão de Energia 

O documento, elaborado pelo MME com o apoio da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), indica as perspectivas da expansão do setor de energia no horizonte de dez anos (2022 – 2031) e seu impacto na economia.

Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e as perspectivas da expansão da economia

O Ministério de Minas e Energia (MME) lançou o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031. O documento, elaborado pelo MME com o apoio da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), indica as perspectivas da expansão do setor de energia no horizonte de dez anos (2022 – 2031), dentro de uma visão integrada para os diversos segmentos energéticos, de acordo com a divulgação oficial.

Recuperação econômica

Conforme a divulgação do Ministério de Minas e Energia (MME), o PDE 2031 estima necessidade de investimentos da ordem de R$ 3,2 trilhões até 2031, com a economia brasileira devendo apresentar uma dinâmica de recuperação e manutenção de elevado nível de renovabilidade nas matrizes energética e elétrica nos próximos anos.

O PDE 2031 foi elaborado com consulta pública

Para a elaboração do PDE 2031, o Ministério de Minas e Energia (MME) abriu, em janeiro deste ano, consulta pública para o recebimento de contribuições por parte da sociedade. Até o dia 23 de fevereiro, mais de 50 instituições haviam participado do processo, muitas delas com suas contribuições consideradas para aprimoramento do plano, destaca a divulgação oficial.

Medidas adotadas por conta da pandemia

Conforme informações do Ministério de Minas e Energia (MME), a pandemia da Covid-19 continua afetando a economia mundial e doméstica.

No entanto, o avanço da vacinação e a redução do número de casos vem permitindo o retorno gradual das atividades, inclusive no Brasil. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), novas ondas de contaminação no início do ano exigiram a adoção de medidas de isolamento social. 

A economia e a adaptabilidade das empresas 

Contudo, essas medidas tiveram impacto mais modesto sobre a atividade em relação à 2020 devido ao bom desempenho do comércio internacional e às soluções realizadas para os negócios em condições de isolamento social, como home office, delivery e ecommerce.

A consolidação da recuperação neste ano, apesar da elevada incerteza no contexto econômico relacionada à pandemia, à inflação e ao cenário hídrico adverso. Após o agravamento da pandemia no início de 2021, o avanço da vacinação vem contribuindo para a redução do número de casos e a retomada da atividade, destaca o Ministério de Minas e Energia (MME).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.