Pagamentos do Auxílio gás começam amanhã; veja se você pode

Em época de crise muitas famílias se vem apreensivas e sem dinheiro para comprar itens básicos, como é caso do gás de cozinha. Há inclusive registros de famílias que trocaram o item por lenha ou improvisaram outras maneiras de cozinhar – algumas delas não tão bem sucedidas e resultando em lesões graves. Neste cenário, surgiu o Auxílio Gás.

Veja também: Mega da Virada: prêmio de R$ 350 mi será sorteado na sexta

O problema pode se agravar ainda mais em cidades em que decretam estado de calamidade, dificultando ainda mais a vida dos brasileiros que ali vivem. Neste cenário, veja abaixo quem vai receber e qual o valor do Auxílio Gás.

Quem vai receber o Auxílio Gás?

O governo federal deve começar a pegar amanhã (27) o auxílio gás – que deve somar ao Auxílio Brasil – que já atende famílias carentes. Por outro lado, o benefício será direcionado atendendo apenas as famílias que residem nos 100 municípios que sofreram com as fortes chuvas registradas recentemente.

Infelizmente nem todo o Brasil poderá contar com a ajuda do governo federal para custear o gás de cozinha neste momento, apenas este grupo específico. Por outro lado, o programa deve ser liberado para o Brasil todo em janeiro.

Já para ter direito aos valores nesta segunda-feira (27) é necessário morar nas cidades dos estados de Bahia e Minas Gerais em que foi decretado calamidade devido as fortes chuvas que impactaram a população significantemente.

O pagamento também deve acontecer de acordo com certas características. “Serão priorizadas as famílias com menor renda e com mais membros na família. As pessoas elegíveis serão informadas pelos aplicativos do programa Auxílio Brasil e Caixa Tem. O recurso será transferido para a conta que cada indivíduo possui no programa social”, diz informações da Agência Brasil.

Como saber se a minha cidade está inclusa?

Caso tenha dúvida se reside em uma cidade que decretou calamidade é possível acessar uma lista clicando aqui. O documento foi oficializado e publicado Diário Oficial Estadual e está também no portal do Ministério da Cidadania. Se a sua cidade não estiver na lista, você não poderá receber os valores.

Como saber se tenho direito?

As famílias que tem direito podem verificar a situação no aplicativo do Auxílio Brasil e Caixa Tem. O valor será depositado diretamente na conta do Caixa Tem no qual já recebem outro benefício social.

Qual o valor do Auxílio Gás?

O valor liberado do Auxílio Gás é de 50% da média nacional do preço de um botijão de 13 quilos. Desta forma, o valor será de R$ 52, a ser pago para famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que recebam até um salário-mínimo por pessoa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.