Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

4/5 - (39 votes)

Pagamento do 14º salário via INSS já tem data marcada

A proposta visa criar uma espécie de 14º salário para os beneficiários do INSS.

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm direito ao recebimento do 13º salário todo fim de ano. Porém, durante a pandemia da Covid-19, o Governo Federal decidiu antecipar o pagamento do abono extra no primeiro semestre. A ação fará com que o aposentados e pensionistas fiquem sem fonte de renda no final de 2021.

Veja também: CAIXA libera empréstimo de até R$ 100 mil aos negativados

Devido a esta decisão, o Projeto de Lei (PL) 4.367/20 foi desenvolvido. A proposta visa criar uma espécie de 14º salário para os beneficiários do INSS. Atualmente o texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados e já recebeu parecer favorável da Comissão de Seguridade Social e Família.

O documento recebeu recentemente uma nova emenda que determina o pagamento do novo benefício para os anos de 2021, 2022 e 2023. Além disso, a proposta amplia a lista de contemplados, incluindo também os beneficiários do auxílio-doença, auxílio reclusão e auxílio-creche pelo INSS.

Com a aprovação, o 14º salário já será lançado?

Em síntese, a resposta é não. Acontece que a aprovação da Comissão de Seguridade Social e Família foi só a primeira parte da concessão definitiva da Câmara acerca do projeto. Isso porque, o texto ainda precisa ser apreciado e votado em outras comissões, como na de Finanças e Tributação.

Depois dessa movimentação, a medida deve receber parecer favorável do Senado Federal e a sanção do presidente Jair Bolsonaro para entrar em vigor. Lembrando que essa tramitação pode caminhar a passos lentos, o que deixa ainda mais distante a implementação da proposta este ano.

Ademais, no momento a equipe do Governo Federal está focada na aprovação da PEC dos Precatórios. A medida garantirá o aumento do valor pago no Auxílio Brasil, previsto para chegar a R$ 400.

Quem terá direito ao 14° salário do INSS?

Um dos motivos para a criação do benefício foi a antecipação do 13º salário. Desta forma, receberão o abono os mesmos segurados que receberam o benefício natalino, sendo:

  • Aposentados;
  • Pensionistas;
  • Beneficiários do auxílio-doença;
  • Beneficiários do auxílio-reclusão;
  • Beneficiários do auxílio-creche.

Em contrapartida, não terão acesso ao possível 14º salário:

  • Inscritos nos programas Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Beneficiários da pensão mensal vitalícia;
  • Beneficiários do auxílio suplementar por acidente de trabalho e amparo previdenciário por invalidez do trabalhador rural.
4/5 - (39 votes)

Está "bombando" na Internet:

33 Comentários
  1. Jacheson Martins Figueiredo Diz

    E lamentável como esses políticos do Brasil aclasse da terceira idade sempre foi a maís prejudicada se essa classe tiver vergonha ano que vem tem eleição e ninguém comparecer pra votar . dinheiro para quem nunca trabalhou eles estão dando dinheiro e para quem tem que sustentar filho e netos melhor dizendo família fica com uma mão atrás e outra na frente e uma vergonha esses políticos com a exceção de uma minoria.deicho aqui meu desabafo envergonhado com os políticos que estam no poder que também fãs parte da terceira idade

  2. Jane de Souza Diz

    nós pensionistas e aposentados fomos descartados pelo governo federal , só servimos nas eleições pois somos um número bem expressivo . o bolsa família que sequer trabalham recebem auxílio , é revoltante pois vamos ter um final de ano de miseráveis como foi o ano todo ajudamos toda a família com o pouco que temos . acordem deputados , senadores e governo federal estamos passando fome .” SOCORRO ” .

  3. Elena Ferreira de melo Diz

    Elena Ferreira de melo

  4. SALETE CASTANHO PITOL Diz

    Tão enrolando muito .senadores parecem que vcs não vão querer voto ano que vem …esse ano não sai nada ..

  5. Kan Luo Shi Diz

    O GOVERNO PAGA PRA FAZER ISSO OU FAZEM PORQUE NÃO TEM O QUE FAZER?

  6. Cleomar Sousa Santos. Diz

    Se fosse para o governo este benefício ja estava liberado,mais como e pará os aposentados q ganham o salario mínimo dos minimos,e ainda tem q dividir com os filhos desempregados este benefício vai continuar existindo ,mais só no papel e na vontade dos advogados q estão lutando por nós,e dos aposentados q estao air na torcida para dar serto.

  7. Maria Diz

    Minha amiga, assim como você, tb estou revoltada, porque nesse país não há ninguém por nós… é como s fôssemos seres inexistentes. Ficamos sempre por último! Eu tb gostaria de saber como vamos nos virar mais um final de ano!

  8. MARLENE Martins Ramos Diz

    Que Deus nos ajude no meio desse caos seria muito mas muito bom se fosse aprovado esse 14 porque nessa pandemia ñ tivemos nenhuma ajuda

  9. Antonio Diz

    Tudo mentira. Vão enrolar até a mais não saber. Vão dizer que não tem mais recursos. Não conto com isso.

  10. Enio Diz

    Quem recebe auxílio acidente de trabalho será que vai ter direito ao 14*?

  11. Vera Lúcia Diz

    Boa noite Vai haver a liberação da margem social os aposentado e pensionista vai ter direito Tomara que tudo dê certo é nome de Jesus

  12. AGNALDO Diz

    Senhores Deputados, a fome não espera. No ano que vem querem votos né. Somos mais de 35 milhões de votos, pensem isso.

  13. Maria da guia Sousa Epifânio Diz

    Estamos precisando muito presidente, pois temos mais pessoas que depende desse nosso salário, e as coisas estão muito difícil pra nós aposentados

  14. Elaine Diz

    Comecei receber pensão de morte março de 2021 eu não tenho direito receber décimo terceiro?

  15. Carlos Alberto. Diz

    Todo ano e a mesma enrolação. Se não sair em dezembro podem esquecer. E que o ano que vem e ano eleitoral e o governo não pode criar ou dar auxílio .em ano de eleição. Portanto deixem de enrolação.e falem a verdade. Chega de mentira para os aposentados.

  16. Ivone Diz

    Pelo amor de Deus, tem muitos aposentados passando necessidades,sem dinheiro para comprar 1 remédio, como será o Natal desse povo gente? Deus tenha misericórdia deles, e toque no coração do Presidente para que seja liberado o mais rápido possível,eles são tão humanos,quanto esse povo que está recebendo auxílio. Pense nisso com carinho. Sao idosos que trabalharam a vida toda para terem esse salário de vergonha. Pelo amor de Deus!!!!!!!!

  17. José Valcir Vieira Diz

    Se não sair o 14•aposentado vamos voltar tudo no 000 pra todos

  18. José Valcir Vieira Diz

    Tá uma irritação esta notícia todos os dias e não sai disso face pra aumentar fundo partidário era em 24 horas tava resolvido e não é mil e bilhões

  19. Benedita Diz

    O ano passado foi a mesma coisa, infelizmente os aposentados estão esquecidos na pandemia não tivemos nenhuma ajuda, pagaram o décimo terceiro e agora ficamos sem nada,e uma injustiça ficar brincando com as pessoas que trabalhou a vida toda

  20. Claudia Diz

    Cambada de ladrões.Liberem logo esse 14 salário 😡😡

  21. ISCosta Diz

    O problema é listar os nomes dos parlamentares que não apoia a luta dos aposentados e pensionistas e todos anotarem em suas agendas com muito carinho e atenção e aguardá-los para na hora de votar dar-lhe o troco de acordo a posição de cada se votarem contra a causa também se votará contra esses parlamentares nas urnas essa será a resposta certa só assim limpareremos esse congresso desses políticos nocivos ao povo mas para isso acontecer tem que todos aposentados e pensionistas seus familiares dobrarem à atenção e guardarem seus nomes e partidos é elas por elas não assim que eles querem?pois é terão.

  22. NIUZA PEREIRA MARTINS Diz

    Como pode o décimo quarto sair só em março ,isto e absurdo 😡

  23. Irene Pereira leal Diz

    Pelo amor de Deus Srs governantes tenha compaixão de nós aposentados e pensionistas.se quem trabalha e recebe auxílio não dá imagina nos que não recebemos nenhum
    auxílio até agora.teham piedade vcs tem ou já tiveram pai e mãe.entao nós ajuda.

  24. Marcelo Diz

    Se não vão liberar deixem de fazer propaganda enganosa. Já basta a situação em que vivem os aposentados depois de prestarem serviços por 30 anos ou mais. Tenham pelo menos respeito. Grato

  25. Lucia Helena de Castro Diz

    Eu sinceramente não acredito que décimo quarto ser a de todo bom para nós aposentados e/ou pensionistas , o governo está lá se preocupando com um bando de velhos, aos quais, já não produzem mais. Porém fomos nós quem ajudou, e muito, para que esse país se tornasse a nação que é. E muitos de nós ainda somos lúcidos, e eleitores também.

  26. Roberio Jesus Cardoso Diz

    Olá boa noite gostaria que chegasse até presidente por não liberar empréstimo consiguinado pra quem recebe auxílio acidente por causa da pandemia poderia libera empréstimo.

  27. Alice Dias Diz

    Acabei de ler que agora falta passar pela apreciação do Sr. Presidente Bolsonaro, Sr. Presidente vc tem uma grande maioria a seu favor na presidência, inclusive a maioria dos idosos que nem precisam votar, mas votam em vc. Por favor nos ouça, as dificuldades financeiras aumentam cada dia mais. Sabemos o quanto vc é humano e confia em Deus, assim como nós. Ouça nosso clamor libere esse 14 salário. Nosso salário é pequeno demais pra ficar sendo amarrado, daqui a pouco vai começar morrer pessoas não de Convid, mas de fome. Que Deus lhe abençoe.

  28. Celma Diz

    Olá equipe responsável pela liberação do 14 salário, os aposentados estão acumulando dívidas, empréstimo consignado não teem mais margem , a fome não espera, estão ficando até mesmo sem dinheiro para irem ao mercado, Estão ficando sem saída, tenham misericórdia do poço q sofre, eu só peço mi-se- ri- cor- di- a

  29. Leni Diz

    Isto é só pra ganhar seguidores pra ganhar dinheiro no YouTube! Só blá-blá-blá

  30. Regina Diz

    Meu Deus, a fome não espera e esta conversa não acaba? Onde está o resultado?

  31. felix Diz

    faz anos que é sempre a mesma informação nunca sai disso kkkkkk

  32. Rosa Maria Ravanelli Diz

    Olá boa tarde.
    Quero entender.
    Os aposentados e pensionistas..vao receber o 14° salário este ano?
    Ou vamos ter que esperar e passar um fim de ano de miseráveis..peli amor de Deus.
    Liberem JÁ
    PRECISAMOS AGORA..
    PF .ME DIGAM..

  33. Maria Dirce Damasceno Nunes Diz

    Gostaria de saber se quem aposentou depois da liberação da segunda parcela do décimo terceiro vai ficar sem este benefício este ano

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.