Como ser mais assertivo com o chefe?

Independente do seu cargo ou trabalho, aprender a ser mais assertivo com o chefe pode lhe ajudar a ter uma atmosfera corporativa mais positiva. Afinal, é por meio dessa forma de se expressar diante do chefe que você conseguirá:

  • Expor a sua opinião;
  • Trazer novas soluções;
  • Negar demandas inadequadas;
  • Entre outras possibilidades.

Por isso, convidamos você para ver as nossas dicas de hoje sobre esse tema importante. Vamos lá?

Como ser mais assertivo com o chefe?

Não existe fórmula mágica de como ser mais assertivo com o chefe. É preciso aprender a se comunicar adequadamente, a fim de criar relações interpessoais saudáveis no trabalho.

Portanto, compreenda que as nossas dicas precisam ser postas em prática de acordo com a sua rotina, além de que elas devem acontecer de forma frequente, e não apenas em um momento específico.

Ou seja, elas devem fazer parte da sua rotina para que a sua comunicação com o chefe seja mais assertiva. Veja:

1- Antes de qualquer coisa, saiba o que você quer falar

Não há chance de você ser mais assertivo com o chefe se, simplesmente, não souber o que realmente quer falar.

Ou seja, não adianta apenas querer negar algo do seu chefe. Mas sim, é preciso pensar no porquê e no como. Em outras palavras, é preciso ter na sua mente quais são os apontamentos que são importantes e que devem ser apresentados ao chefe.

2- Pense sobre a melhor forma de expressar seu ponto de vista

Depois de compreender o que você realmente quer falar para o seu chefe, pense na melhor forma de expressar-se. Cuidado para não parecer uma pessoa muito arrogante, por exemplo, na hora de dizer não ao chefe.

Aqui, o melhor caminho é pensar de maneira empática: imagine que você está na posição do chefe e ouvirá o que você mesmo tem a dizer. Assim as suas palavras tenderão a ser mais amenas e adequadas.

3- Tenha bons argumentos, com dados

Se você quer apresentar algo que vai contra as ideias do seu chefe, lembre-se de se preparar com bons argumentos e dados concretos. Afinal, não dá para querer partir apenas do achismo, concorda?

4- Escute o que o chefe tem a dizer

Depois de apontar o seu ponto de vista e assim conseguir ser mais assertivo com o chefe, lembre-se de que ele vai querer falar também. Isso quer dizer que você deverá ouvir o que ele tem a lhe apresentar, a fim de entender o outro lado da história.

Essa escuta ativa é fundamental no processo de diálogo e pode ajudar vocês dois a chegarem em um acordo de benefício mútuo.

5- Aceite ceder algumas coisas para entrarem em consenso

Por fim, considere que nem sempre as coisas vão acontecer como você deseja. Isso significa que, embora você possa ser mais assertivo com o chefe, às vezes você terá que ceder algumas coisas. Assim como ele mesmo também terá que ceder de vez em quando.

O ideal, aqui, é sempre levar em conta o equilíbrio: ninguém “passa por cima” de ninguém e, por meio do diálogo, os caminhos podem ser escolhidos de forma mais justa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.