Você consegue organizar os seus pensamentos?

Você sente que consegue organizar os seus pensamentos ou não? O seu dia a dia é organizado, ou parece uma bagunça sem fim?

Bem, dependendo das suas respostas, é possível que você esteja necessitando de algumas mudanças na sua vida.

Por isso, neste texto nós unimos uma série de considerações que podem ajudar você a lidar com isso. Acompanhe!

Você consegue organizar os seus pensamentos?

O primeiro passo é fazer a sua própria autoanálise: você consegue organizar os seus pensamentos? Ou o seu dia a dia ainda tem sido algo “sem pé, nem cabeça”?

Uma forma de fazer essa análise é pensando na quantidade de tarefas que você esquece, e pensamentos negativos que não saem da sua mente. Você costuma ter pensamentos repetitivos? O foco está se “desmanchando” a cada dia? Reflita sobre isso.

Dependendo das suas respostas acima, você poderá seguir para as nossas próximas considerações.

Como organizar os seus pensamentos?

Se você constatou que não consegue organizar os seus pensamentos, chegou o momento de refletir sobre o assunto para poder minimizar isso, certo? Então veja as considerações que separamos:

1. Construa uma história com os seus pensamentos

Essa estratégia costuma ser bastante eficiente! Isso porque quando contamos uma história, nós precisamos do começo, meio e fim. Consequentemente, temos que raciocinar de um modo que torne os nossos pensamentos mais coesos e organizados.

Por isso, você pode começar a criar histórias com todos os pensamentos que têm invadido a sua mente. Use a sua criatividade neste momento! Pois assim você poderá ligar uma situação a outra, formando um roteiro interessante e que lhe ajude a deixar mais claro tudo o que se passa na sua mente.

2. Escreva o que te incomoda, por que te incomoda e como resolver

Do mesmo modo que enunciar os pensamentos em forma de palavras faladas ajuda bastante, escrever também.

Ainda mais porque escrevendo nós conseguimos colocar em ordem com mais facilidade, porque podemos fazer flechas, arrastar o texto, escrever mais sobre algo mais tarde, e assim por diante.

Dessa maneira, considere o roteiro abaixo:

  • Comece a escrever o que te incomoda. Coloque, em forma de lista, tudo aquilo que está atrapalhando a sua mente. Mas não se preocupe de criar uma ordem nesse momento, pois agora é preciso “esvaziar” a mente para, então, conseguir organizá-la de fato.
  • Em seguida, escreva o porquê cada uma dessas coisas têm incomodado você. Quais são os motivos pelos quais cada situação tem tornado o seu dia muito pesado e desgastado? O que tem sobrecarregado a sua mente? Por que aquele episódio fica invadindo os seus pensamentos?
  • Comece, por fim, a projetar algumas soluções, mesmo que simples, para cada coisa que têm lhe incomodado. Escreva o que pode ser feito, como, quando e onde. Tudo isso vai lhe dar mais clareza sobre como agir.

3. Cuidado com a procrastinação e tenha prioridades

Por fim, tenha cuidado com o costume de procrastinar e de não ter prioridades. Afinal, quanto mais adiamos as coisas importantes, mais elas minam a nossa mente, provocando uma desordem.

Por isso, se você não consegue organizar os seus pensamentos, pense se não é a procrastinação lhe atrapalhando. Fique atento. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.