Você é uma pessoa assertiva? Reflita conosco!

Será que você é uma pessoa assertiva, ou é aquele tipo de pessoa que perde o foco facilmente, sem conseguir tomar boas decisões e deixando de lado atividades importantes?

Pensar sobre isso é fundamental para conseguir se tornar uma pessoa mais centrada nos próprios objetivos. Por isso, neste texto, trouxemos algumas perguntas que podem ser úteis nessa sua auto descoberta. Acompanhe e saiba mais.

Você é uma pessoa assertiva?

Para saber se você é uma pessoa assertiva é necessário partir para o autoconhecimento, obviamente. Apenas dessa forma é que você conseguirá encontrar sinais de que tem sido uma pessoa assertiva ou muito desfocada e confusa na hora de tomar uma decisão importante.

Lembre-se, ainda, de que esse processo de conhecer a si mesmo não acontece da noite para o dia. É necessário respirar fundo e ter a ciência de que pode demorar dias ou semanas. Afinal, quando “mergulhamos” dentro de nós, temos anos de vida para desvendar e conhecer, concorda?

Partindo disso, veja os questionamentos abaixo como o início das suas descobertas – e não como a linha de chegada:

1. Como é a sua tomada de decisão?

Comece analisando a forma como você tem tomado as suas decisões… Você crê que consegue decidir com tranquilidade, ou tomar uma decisão é uma verdadeira “novela” na sua vida?

Para ter uma maior clareza quanto a isso, comece a relembrar os momentos em que você teve que decidir algo muito importante. Tente recordar o tempo que você levou para decidir, e até que ponto você se pautou no que era interessante para si, ou apenas no que os outros opinaram que seria melhor.

Afinal, às vezes podemos achar que somos assertivos em nossas opiniões e decisões, mas, na prática, apenas cumprimos conselhos alheios. O que nos torna menos assertivos!

2. A procrastinação é recorrente na sua vida?

Você costuma procrastinar as suas tarefas e, inclusive, as suas escolhas? Bem, esse é um bom termômetro para saber se você é uma pessoa assertiva!

Isso porque as pessoas que são verdadeiramente assertivas, tendencialmente serão mais focadas nas suas obrigações e menos procrastinadoras. Até porque elas sabem que se não fizerem, ninguém fará…

3. Você está sempre em dúvida?

Apesar de você pensar nos prós e contras de uma situação, você ainda se sente em dúvida no fim do dia? Aqui está mais um sinal de que dificilmente você tenha sido uma pessoa assertiva.

Esse sentimento de dúvida pode estar atrelado com questionamentos acerca das suas escolhas, ou seja, as suas decisões tem sido enfraquecidas e não são bem feitas – ao menos não do modo como você almeja.

4. Você é do tipo que fica imaginando “e se”?

O tempo todo você se questiona “e se eu tivesse feito assim”? Ou, “e se tivesse acontecido assim”?

Esse tipo de comportamento também pode demonstrar uma falta de assertividade, uma vez que a dúvida constante sobre o que “poderia ter sido” aparece quando não temos certeza daquilo que estamos fazendo. Reflita sobre isso!

 

Agora que você já tem mais subsídios para analisar se você é uma pessoa assertiva, comece a pensar em estratégias para impulsionar a assertividade em você. Bom desenvolvimento!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.