Open Banking: consentimento, redirecionamento, autenticação, confirmação e efetivação

As etapas do compartilhamento de dados no Open Banking são: consentimento, redirecionamento, autenticação, confirmação e efetivação. Veja!

Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil, no Open Banking é possível conectar-se diretamente e acessar exatamente os dados autorizados pelo cliente, sempre após o seu consentimento.

Como utilizar o Open Banking?

Aprenda como compartilhar seus dados, de acordo com informações oficiais do Banco Central do Brasil.

Quais os benefícios para o cliente ao compartilhar os seus dados?

Conforme informações do Banco Central, ao compartilhar seus dados, as instituições financeiras escolhidas podem criar ofertas mais adequadas às suas necessidades, para você compará-las e escolher a que preferir.

Consentimento

De acordo com informações do BC, o processo começa na instituição com a qual você quer compartilhar seus dados. Sendo assim, você escolhe a instituição de origem dos dados, ou seja, onde estão os dados que serão compartilhados, além do escopo de dados e o prazo do consentimento.

Redirecionamento

Conforme informa o Banco Central, o redirecionamento se refere a instituição que receberá seus dados para a instituição de origem dos dados. Dessa forma, o cliente é avisado de que, para concluir o compartilhamento, será direcionado para o canal da instituição de origem dos dados que você quer compartilhar.

Autenticação

Por conseguinte, após o redirecionamento para o canal da instituição de origem dos dados, você acessa sua conta como já está acostumado.

Confirmação

O Banco Central reforça que na etapa da confirmação, você autoriza o compartilhamento dos seus dados com a instituição que os receberá.

Redirecionamento (da instituição de origem dos dados para a instituição que receberá os dados)

Nesta etapa, você é direcionado de volta para a instituição que recebe seus dados para concluir o compartilhamento.

Efetivação

De acordo com o Banco Central, a instituição que receberá seus dados confirma que o compartilhamento foi efetuado com sucesso.

Sobre o compartilhamento de dados

O BC informa que sobre o compartilhamento de dados, primeiro, você deverá se identificar e fornecer seu consentimento no canal eletrônico da instituição que você quer que tenha acesso aos seus dados, conforme detalhamos acima. 

Além disso, o Banco Central ressalta que todo o processo ocorrerá exclusivamente pelos canais eletrônicos das instituições participantes do sistema financeiro aberto. 

Etapas seguras para os envolvidos 

Por fim, na etapa final, o cliente será redirecionado ao ambiente onde foi feita a solicitação inicial para a recepção de comunicação sobre a efetivação da solicitação de compartilhamento. 

O Banco Central ressalta que, somente após as etapas citadas, os seus dados serão compartilhados, observado o prazo de validade do consentimento de forma segura para os envolvidos, amparando a oferta de crédito e o seu planejamento financeiro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.