Perícia do INSS: presencial ou online? Como está sendo o processo? Saiba mais

Veja como proceder para fazer sua perícia

Se você precisou do INSS nesses últimos tempos, provavelmente acompanhou as mudanças que foram feitas em função da pandemia. Como existem tantas informações e algumas nem correspondem ao certo, é normal que você e muitos outros segurados fiquem confusos. Por isso, o Notícias Concursos vai esclarecer nesta terça-feira (12) como está sendo feita a perícia do INSS.

Quem deve fazer perícia do INSS?

Ademais, antes de entender como os exames funcionam, é importante que primeiro se entenda quem tem que fazer perícia do INSS. Ela é sempre necessária quando o trabalhador aparece com ou desenvolve doença que o impede de exercer sua atividade profissional.

Com isso, o exame será sempre utilizado para verificar quem possui o direito a ter o benefício da Previdência Social por invalidez. Sejam eles:

  • Aposentar-se por invalidez;
  • Subsídio de doença;
  • Assistência a acidentes;
  • BPC-LOAS (por se tratar de um benefício assistencial em que o deficiente deve ser cadastrado no CadÚnico e também ser analisado pelo serviço social).

Portanto, as regras são simples: se o seu benefício for um dos citados acima, sim, você precisará passar pela perícia do INSS. Agora que você sabe disso, vale ressaltar que o exame será concluído:

  • Quando você se inscreve para qualquer benefício por invalidez;
  • A prorrogação ou interrupção do pagamento dos benefícios depende da sua deficiência.

O exame médico ao longo da pandemia

A pandemia causada pela Covid-19 mudou muito o funcionamento do INSS, e isso não é mais novidade. Com a “abertura e fechamento” de algumas instituições nesses últimos tempos, muitas pessoas têm enfrentado o problema de reprogramação ou mesmo cancelamento da perícia.

Provavelmente, isso aconteceu com você ou alguém que você conhece. Essa é uma situação muito difícil para quem precisa de algo relacionado à Previdência. É injusto que o segurado que tem direito ao benefício se prejudique em decorrência disso.

perícia do INSS
Perícia do INSS: presencial ou online? Como está sendo o processo? Saiba mais – Foto: Canva Pro

Você nunca deve parar de receber benefícios que exijam perícia médica, como auxílio-doença, sem explicação prévia. Pois, a boa notícia é que o INSS autorizou alguns segurados a conduzir exames online até os dias de hoje.

Você pode enviar seus documentos médicos, como relatórios e exames pela Internet para comprovar que não está bem de saúde. No entanto, isso levanta muitas questões entre aqueles que providenciaram perícia médica no local. Afinal, o INSS segue avançando com seus serviços presenciais conforme o planejado.

Exame presencial e online está em jogo

Para sermos francos, a perícia online é adequada para aqueles que se inscrevem para receber auxílio-doença, mas não estão aptos a realizar o processo cara a cara. Além disso, a medida visa reduzir a fila de espera do INSS, agilizando a liberação dos benefícios aos segurados qualificados.

Portanto, o exame pela Internet só se registra quando não é possível fazê-lo presencialmente em decorrência de prazos ou operações institucionais. Infelizmente, poucas pessoas conhecem esta informação. Algumas até vão diretamente nas agências do INSS sem procurar por maiores detalhes.

Mas, fique atento, o INSS autoriza alguns segurados a se submeterem a exames médicos com apresentação de atestados. Mas, os exames físicos presenciais ainda precisam ser feitos. Portanto, se a perícia do INSS tiver agendamento, não perca! Entretanto, se você ainda tiver dúvidas sobre essa questão, entre em contato com a central 135 ou procure profissionais da área para orientá-lo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.