O que é um objetivo de vida?

Para algumas pessoas pode ser simples entender o que é um objetivo de vida. Para outras, nem tanto. Por isso, pensando nesse segundo grupo de pessoas, trouxemos alguns apontamentos que podem contribuir para uma reflexão sobre o objetivo e o propósito de vida que, nós mesmos, podemos traçar. Acompanhe.

O que é um objetivo de vida?

Um objetivo de vida é um propósito que nós mesmos podemos escolher para a nossa vida e para a nossa existência. Ele pode ser algo que queremos alcançar, um legado que queremos deixar na Terra, ou qualquer outra questão envolvida com o nosso crescimento pessoal, autoconhecimento, etc.

Vale ressaltar que é possível ter mais de um objetivo de vida. Não precisamos nos prender em apenas uma única meta ou um único propósito. Inclusive, com o passar do tempo podemos mudar os nossos propósitos e objetivos.

Afinal, à medida que o tempo passa, a nossa maneira de ver a vida também se transforma. Isso quer dizer que o que antes fazia muito sentido e era um sonho intenso, hoje não faz mais tanto.

Além disso, é importante considerar o fato que os nossos objetivos de vida podem abarcar diferentes esferas do cotidiano, como trabalho, finanças, família, relacionamento, estudo, hobbies, enfim!

São muitas possibilidades. E quando aprendemos a colocar no papel aquelas que fazem sentido para nós, encontramos, nelas, algumas possibilidades de motivação e foco no nosso crescimento.

Isso quer dizer que devemos encontrar um objetivo de vida de uma hora para outra? Claro que não! Isso apenas quer dizer que encontrar o nosso propósito, ou os nossos propósitos, com base naquilo que realmente nos faz feliz e traz sentido para a nossa vida, pode ser algo muito gratificante.

E, inclusive, essa gratificação não vem apenas quando “chegamos lá”. Ela também costuma ser vivida durante toda a trajetória. Pois é como viver uma faculdade: embora existam perrengues e problemas no meio do caminho, nós temos a chance de cultivar amizades e construir histórias incríveis.

Na vida, é a mesma coisa. O nosso objetivo pode ser algo maravilhoso, mas a trajetória pode oferecer muitos benefícios enquanto estamos nos descobrindo, mudando a nossa forma de ver a vida, remanejando a rota e encarando os desafios.

Como construir um objetivo de vida?

Não existe uma receita pronta para traçar propósitos, metas e objetivos para a nossa existência. Porém, o autoconhecimento pode ser um bom ponto de partida. Por meio dele nós podemos descobrir o que gostamos e o que não gostamos tanto assim.

Também é possível conhecer nossas habilidades e fraquezas, encontrando formas de lidar com cada uma delas. Assim, pouco a pouco vamos entendendo o que gostaríamos de alcançar, como e por qual motivo.

Tudo isso vai nos auxiliando na montagem dos nossos objetivos.

Além disso, lembre-se de que essas metas e propósitos poderão ser moldadas à medida que o tempo passa. Dessa forma, torna-se possível adaptar-se e readaptar-se de acordo com a realidade e as mudanças de rota da vida.

 

Esperamos que essas reflexões possam ter sido úteis para você. Agora, deixamos uma pergunta: qual é o seu objetivo de vida?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.