O que fazer quando um colega de trabalho não gosta de você?

O que fazer quando um colega de trabalho não gosta de você? Qual a melhor maneira de interagir com uma pessoa que claramente não gosta de nós, em nosso ambiente de trabalho?

É fato que esse tipo de situação é bem delicada. Afinal, não é nada agradável ter de lidar com alguém que nitidamente não gosta de nós. Mas, é inevitável: não poderemos agradar a todas as pessoas.

Sendo assim, o melhor a se fazer é colocar em prática algumas atitudes e ações que minimizem o mal-estar causado pelo relacionamento difícil. A seguir, portanto, discutimos sobre isso. Continue lendo.

O que fazer quando um colega de trabalho não gosta de você?

Muitas pessoas acreditam que “bajular” o colega de trabalho é uma forma de fazer ele gostar de você. Só que não é assim que funciona. Além de ser algo ruim para você – ficar forçando a amizade – você ainda poderá passar a imagem de pessoa falsa. Então, cuidado!

Lembre-se de que não temos como agradar todas as pessoas e, volta e meia, vamos nos deparar com aquelas que não gostam muito do nosso estilo e jeito de ser. E tudo bem. Faz parte da vida, afinal, são muitas pessoas diferentes que existem pelo mundo – é impossível todas combinarem entre si.

Contudo, existem medidas que podem tornar a situação menos desagradável. Veja quais são:

1- Se possível, reduza o relacionamento ao profissional

Reduza o seu relacionamento ao profissional. Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que você não deve ficar procurando a pessoa ao longo do dia, diversas vezes, apenas para jogar conversa fora. Mas sim procure-a apenas quando for pertinente ao trabalho.

2- Não exponha a sua vida para a pessoa

Não fique expondo coisas da sua vida pessoa para o seu colega de trabalho que não gosta de você. Especialmente se você sabe que se trata de uma pessoa envolvida com fofocas no trabalho.

Caso contrário, você poderá acabar ouvindo fofocas sobre você mesmo, e isso poderá abalar ainda mais o seu emocional.

Em contrapartida, se a pessoa insistir em falar sobre algo pessoal dela, apenas escute.

3- Tente desenvolver o espírito de equipe sempre que possível

O espírito de equipe é fundamental em qualquer time profissional. Tente desenvolver esse lado sempre que tiver que executar algo com a outra pessoa.

Aqui, o melhor a se fazer quando um colega de trabalho não gosta de você é demonstrar proatividade. Procure-o nesse momento para saber a opinião dele, escute as sugestões que ele tem para dar, etc. Foque em trabalhar em equipe, sem levar em conta a pessoa em si.

4- Mostre que você respeita o seu colega

Demonstrar respeito e, até mesmo, admiração (quando sincera) pode ser uma forma de quebrar a antipatia alheia.

Afinal, as pessoas esperam ser confrontadas quando não gostam de alguém, e se recebem uma atitude reversa, podem se surpreender e assim ficarem mais “tranquilas” dentro da relação interpessoal.

Da mesma forma, jamais confronte ou aponte o dedo. Procure ser respeitoso e não uma pessoa explosiva, ok? 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.