O que fazer agora para tentar entrar nos pagamentos do Vale-gás

Muita gente quer saber o que é preciso fazer neste momento para conseguir entrar no benefício Vale-gás nacional

O Presidente Jair Bolsonaro sancionou no início desta semana os pagamentos do Vale-gás. Esse é o programa que visa fazer repasses para ajudar a população vulnerável a pagar pelo menos uma parte do valor do botijão de gás de 13kg. Agora, muita gente quer saber o que vai ser preciso fazer para entrar no programa.

Neste momento, é difícil saber o que cada pessoa precisa fazer para tentar entrar no benefício. Principalmente porque o que se sabe é que o Palácio do Planalto não tem intenção de inserir nenhum tipo de processo de inscrição no programa em questão. Eles irão analisar apenas a questão do Cadúnico.

Então a principal dica agora para quem quer entrar no Vale-gás é correr para arrumar a sua situação neste Cadúnico. Quem está com o perfil desatualizado, por exemplo, precisa resolver isso o quanto antes. Isso porque é daí que o Governo vai decidir quem são os brasileiros que irão poder entrar no programa.

Atualizar o Cadúnico é, neste momento, a única coisa que pode ser feita para os cidadãos que querem entrar no projeto. Acontece que, neste momento, ainda se espera pelo decreto do Governo Federal que vai regulamentar o programa em questão. Quando esse documento for publicado, então vai ficar mais fácil saber quais são os critérios de elegibilidade.

O que se sabe agora é que o texto aprovado pela Câmara dos Deputados definiu claramente que o Cadúnico vai ser a porta de entrada. Então, na prática, quem não estiver nesta lista do Governo Federal não vai ser nem considerado para entrar neste novo benefício social que deve entrar em cena dentro de, no máximo, dois meses.

Além do Cadúnico

Vale lembrar também que o texto do projeto também vai fazer pagamentos para as pessoas que fazem parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Para quem não sabe, esse é um benefício previdenciário que atende pessoas idosas ou que possuem alguma deficiência física. São brasileiros que não estão conseguindo trabalhar e que por isso recebem essa ajuda.

De acordo com o texto do vale-gás, esses indivíduos irão poder acumular o dinheiro dos dois programas. Essa pode ser uma boa notícia para essas pessoas neste momento. Pelo menos é isso o que se sabe até aqui.

Vale-gás x Auxílio Brasil

Quem está fora do Auxílio Brasil vai poder receber o vale-gás? Em tese, sim. De acordo com o texto do programa, o limite de exigência de renda é até maior do que aquele que vemos atualmente no novo Bolsa Família.

Então, em tese, o vale-gás vai acabar atendendo pessoas que nem estão em situação de pobreza. O que leva a crer que o Governo vai poder pagar esse benefício para mais gente do que os 17 milhões que irão receber o Auxílio Brasil.

De qualquer forma, o melhor que se tem a fazer neste momento é aguardar. É que o Governo Federal ainda deve publicar um decreto explicando as regras gerais de entrada neste novo benefício em questão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.