Senado aprova novo feriado nacional em homenagem a Irmã Dulce

A partir do próximo ano é possível que, no dia 13 de março seja comemorado o dia da Santa Dulce dos Pobres, também conhecida como Irmã Dulce.

A Comissão de Educação do Senado Federal aprovou um novo feriado nacional. A partir do próximo ano é possível que, no dia 13 de março seja comemorado o dia da Santa Dulce dos Pobres, também conhecida como Irmã Dulce.

Veja também: Auxílio de R$600 é distribuído; veja quem recebe

A proposta aprovada é de autoria do senador Angelo Coronel, no entanto, ainda deve passar pela apreciação na Câmara dos Deputados e, caso seja aprovado, o texto segue para a sanção presidencial. Após todas essas etapas, a medida entrará em vigor.

A Irmão Dulce foi canonizada 27 anos após sua morte, em outubro de 2019. Após a sua morte, foi considerada a primeira santa efetivamente brasileira. Apelidada de “Anjo Bom da Bahia”, a Santa já é homenageada no dia 13 de agosto.

No entanto, para a comemoração do feriado, a data da sua morte foi escolhida. Conforme a declaração do relator do projeto, o senador Flávio Arns, no dia 13 de março é comemorado tradicionalmente às lembranças da religiosa na Bahia.

Sobre a Irmã Dulce

Nascida em Salvador no ano de 1914, Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, conhecida como Irmã Dulce, possuía uma inclinação à religiosidade e preocupação com os pobres desde sua infância.

Em 1933, tornou-se noviça no Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no município de São Cristóvão, estado de Sergipe. Desde então, passou a se aplicar ao novo posto.

O nome, Irmã Dulce, foi escolhido em homenagem a sua mãe, que morreu quando a freira tinha apenas sete anos de idade. Um de seus atos memoráveis foi a transformação do galinheiro do convento de Santo Antônio em um abrigo para pessoas doentes em situação de rua.

A Santa Dulce dos Pobres morreu no dia 13 de março de 1992, em Salvador, com a idade de 77 anos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.