O que é TDPM? Quais os sintomas e como tratar?

Você sabe o que é TDPM e como esse transtorno afeta a vida de milhares de mulheres, todos os meses?  Não?

Apesar de o TDPM ser confundido com a TPM (tensão pré-menstrual), ambos apresentam sintomas e intensidades completamente diferentes. Por isso, reconhecer essa diferença é fundamental para saber agir diante de ambas as situações.

Sendo assim, com o intuito de deixar esse assunto mais claro e, a partir disso, promover mais qualidade de vida para as mulheres que sofrem com o mesmo, fizemos este conteúdo para você. Acompanhe, entenda e saiba quais os sintomas e o tratamento do transtorno disfórico pré-menstrual.

O que é TDPM – Transtorno disfórico pré-menstrual?

 

O transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM) é um tipo de transtorno associado ao ciclo menstrual da mulher, com sintomas semelhantes à TPM, porém, nesse caso, as sensações de dor, desconforto, ansiedade e desejos por alimentos podem ser muito mais intensas.

A TDPM é caracterizada como um transtorno incapacitante, onde a mulher não consegue dar continuidade as suas tarefas diárias por conta de todas as dores e desconfortos causadas pelo período pré-menstrual.

Apesar de ser muito mencionado pela medicina, o TDPM não apresenta causas específicas e tende a ser muito mais recorrente em mulheres que já possuem desequilíbrios emocionais mais intensos. Assim, a alteração hormonal que ocorre no período pré-menstrual é capaz de aumentar as questões relacionadas à depressão, ansiedade e estresse, por exemplo.

Quais são os sintomas desse transtorno?

Os sintomas do TDPM pode ser facilmente confundidos com os da TPM, se a situação não for avaliada com mais clareza e coesão. Afinal, as intensidades são extremamente diferentes, e é isso que a mulher deverá observar sempre que o período pré-menstrual se iniciar.

Com isso em mente, veja quais são os principais sinais de que o problema existe:

  • Humor deprimido, onde além de sentir um forte desânimo, a intensidade do problema faz com que a mulher beire ao desespero.
  • A ansiedade e o estresse excessivo também são responsáveis por impedir que a mulher mantenha a sua rotina, tendo que desmarcar compromissos importantes, por exemplo.
  • A concentração é profundamente afetada, provocando “erros” em tomadas de decisão e impedindo que a mulher consiga concluir suas atividades com mais coesão.
  • As alterações de humor acontecem de uma maneira mais brusca do que comparado aos sintomas da TPM.
  • As crises de pânico também podem aparecer nessa etapa do ciclo menstrual da mulher, denunciando questões emocionais e comportamentais bastante intensas.

Como lidar com a TDPM?

  • Tenha um estilo de vida saudável, baseando-se em uma alimentação equilibrada, exercícios físicos e hidratação adequada para o seu organismo.
  • Consuma analgésicos que possam aliviar as dores de cabeça, desconfortos no corpo e as cólicas, para que assim você sinta menos irritabilidade e mal-estar.
  • Alguns antidepressivos também podem ser receitados pelo médico especialista. Portanto, consulte o seu médico de confiança para questionar sobre o assunto.
  • Anticoncepcionais também podem promover um equilíbrio hormonal. Apenas lembre-se de não praticar a automedicação, ok?
  • Entenda os seus sintomas e tente tratá-los diretamente. Por exemplo, se o cansaço é excessivo, repouse por alguns instantes e consuma alimentos mais leves.

Caso você perceba que apenas as mudanças na alimentação e na rotina não bastam, procure o seu médico para tratar o problema com mais assertividade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.