É melhor comer antes ou depois de estudar?

Será que é melhor comer antes ou depois de estudar? Qual tipo de alimento pode ser consumido antes e depois? Qual o melhor momento para consumir determinados alimentos? Se você tem essas ou outras dúvidas sobre a alimentação e a sua relação com os estudos, acompanhe este conteúdo até o fim e saiba mais sobre o tema!

É melhor comer antes ou depois de estudar?

Na realidade, a resposta para essa pergunta não é fixa. Não podemos dizer, simplesmente, se é melhor comer antes ou depois de estudar, pois tudo depende dos alimentos e da quantidade de comida que será consumida em ambos os momentos.

Também é necessário avaliar a sua fome ou a sua satisfação para garantir uma escolha mais assertiva. Entenda em nossas reflexões abaixo:

Estudar com fome pode não ser uma boa ideia

Quando você estiver com muita fome, ou até mesmo uma fome pequena, pode ser que esse não seja o melhor momento para estudar. Afinal, você correrá o risco de se distrair facilmente por conta da fome. Para manter o foco, portanto, é necessário um certo nível de satisfação.

Por isso, nesse tipo de caso talvez seja melhor comer antes de estudar. Porém, é necessário comer da maneira certa: nada de se “entupir” de alimentos pesados e gordurosos, que possam causar um mal-estar geral e uma má digestão. Até porque se a fome pode atrapalhar os estudos, a sensação de estufamento também.

Comer demais também pode atrapalhar o rendimento

Da mesma maneira que a fome pode ser uma inimiga da boa concentração, comer demais também pode ser nocivo para os estudos. Assim, quando pensamos em o que é melhor: comer antes ou depois de estudar, temos que pensar no equilíbrio.

Por exemplo, se você quiser estudar depois de comer um prato de feijoada, embora não fique com má digestão, as chances de sentir muito sono são grandes. E esse sono pode atrapalhar a sua aprendizagem e concentração, minando os seus estudos.

Portanto, embora você esteja com fome, cuidado para não exagerar nos alimentos que vai consumir antes de estudar, ok?

O segredo é o equilíbrio: consuma alimentos leves e saudáveis antes dos estudos

Por fim, qual a resposta para “é melhor comer antes ou depois de estudar?”, como mencionamos no começo do conteúdo é: depende.

Cada caso requer um olhar atento para as necessidades de cada aluno. Em algumas circunstâncias você precisará consumir alimentos antes de estudar. Em outros momentos poderá comer apenas depois dos estudos, pois antes já estará ligeiramente satisfeito.

E no caso de comer antes, cuidado com o cardápio escolhido. As frutas e os grãos, como granola ou aveia, podem ser bem interessantes. Afinal, você estará consumindo uma quantidade de carboidrato para ter aquela energia a mais para as atividades escolares/acadêmicas.

Contudo, é importante compreender que essa é apenas uma dica, e que o ideal é que você sempre considere o que a sua nutricionista recomendar. Assim você certamente encontrará o melhor horário para a sua alimentação. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.