O que é conflito intrapessoal? Entenda aqui!

Entenda o que é conflito intrapessoal e saiba como lidar com isso.

Neste artigo explicamos o que é conflito intrapessoal e quais são os caminhos promissores para lidar com ele. Afinal, todas as pessoas, pelo menos uma vez na vida, podem passar por um conflito desse tipo. Por isso, conhecer esse conceito e saber mais sobre ele pode ser muito importante.

Para tanto, acompanhe o texto até o fim e fique atento aos detalhes desse tema. Vamos lá!

O que é conflito intrapessoal?

Para compreender o que é conflito intrapessoal, pense no seguinte ditado: “Não sei se caso ou se compro uma bicicleta”. 

Basicamente, as duas decisões (casar ou comprar a bicicleta) geram uma satisfação para quem as toma. Ao mesmo tempo, deixar uma de lado pode causar insatisfação: não casar, causa insatisfação; assim como não comprar a bicicleta, também.

Aqui, estamos diante de um conflito intrapessoal. Que é aquela situação em que há duas necessidades simultâneas, onde você deve escolher apenas uma e, de qualquer modo, a ausência da outra causará insatisfação.

Como lidar com o conflito intrapessoal?

Compreendido o que é esse conflito interno, veja agora algumas dicas que podem amenizar o desconforto da situação e, ao mesmo tempo, ajudar-lhe a lidar melhor com a sua decisão:

1- Aceite que não temos controle sobre tudo

O primeiro ponto que devemos internalizar é: não temos o controle de tudo. Nunca tivemos e, tampouco, teremos.

Quando aceitamos que haverá momentos que fogem do nosso controle, a vida se torna um pouco mais leve. Afinal, sabemos que algumas situações não poderão acontecer da maneira que desejamos, mas, mesmo assim, elas acontecem.

Aceite que nem tudo é como queremos. Pois, se fosse, qual seria a graça de conquistar alguma coisa?

2- Aprenda a abrir mão quando necessário

Outro ponto igualmente importante é o de aprender a abrir mão quando necessário. Sim, teremos que abrir mão de algo, muitas vezes na vida.

E, embora isso possa ser doloroso, essa é uma ação importante para o nosso crescimento pessoal. Pois é a partir dessa ação que aprendemos a dar mais valor para o que temos, e enxergamos com outros olhos o mundo em nossa volta.

Percebemos, inclusive, que nem tudo gira ao nosso redor. E isso é de suma importância para valorizarmos as pequenas coisas e aprendermos a abrir mão daquilo que não nos levará adiante.

3- Faça psicoterapia para tomar decisões mais claras

A psicoterapia também pode lhe ajudar a lidar com um conflito intrapessoal. Isso ocorre graças a capacidade de desenvolver o seu autoconhecimento e aprender a gerenciar as suas emoções com mais coesão.

Assim, consequentemente você se torna uma pessoa capaz de tomar decisões mais claras e eficientes.

4- Jamais aja com a “cabeça quente” e emocionalmente abalado

Outra forma de lidar com um conflito e impedir que você tome decisões errôneas para o longo prazo, é deixando para tomar a decisão ou agir quando você estiver mais calmo. Isto é, evite agir quando estiver emocionalmente abalado (seja positiva ou negativamente), pois isso pode nublar o seu senso crítico.

Portanto, respire fundo, dê uma pausa e só tome a sua decisão quando se sentir mais tranquilo e sereno para isso. Assim, certamente você lidará melhor com os seus conflitos intrapessoais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.