O que a falta de rotina de sono pode causar?

falta de rotina de sono pode causar uma série de prejuízos em nossa saúde e rotina. Eventualmente, podemos até dormir e acordar fora de hora, mas quando isso se torna muito recorrente, é possível nos depararmos com efeitos colaterais desse tipo de comportamento.

Por isso, fizemos este conteúdo com alguns apontamentos para que você possa refletir com a gente sobre o assunto. Confira!

O que a falta de rotina de sono pode causar?

A falta de rotina de sono pode causar danos à memória e provocar cansaço excessivo, tendo em vista que o sono, tendencialmente, será menos reparador quando não houver um horário estipulado para ele.

Veja só algumas das possíveis consequências quando essa falta de rotina é muito frequente:

1. Fadiga excessiva

Se você não tem hora para dormir e nem para acordar, pode se deparar com a sensação de fadiga excessiva ao longo do dia, especialmente se dormir tarde e acordar muito cedo. Afinal, se não há horário para descansar e, ainda, o tempo de sono é muito curto, o corpo não conseguirá repor as energias de fato, o que causa a sensação de cansaço durante o dia inteiro.

2. Problemas de memória e de aprendizagem

Os problemas de memória e de aprendizagem também podem aparecer em algumas situações. Isso porque o nosso cérebro necessita dos ciclos do sono completos para conseguir renovar as suas energias, organizar a memória e manter a concentração em dia. Porém, a falta de rotina de sono pode causar danos nessas funções e organizações cerebrais, prejudicando o processo de aprendizagem, por exemplo.

3. Alterações no apetite

As alterações no apetite também podem surgir. Isso decorre do fato de que o sono ajuda a organizar e reequilbirar os nossos hormônios. No entanto, quando dormimos mal, por conta da falta de rotina, a nossa saúde hormonal pode ficar abalada e bagunçada, o que faz com que os hormônios não “trabalhem” da forma correta. Consequentemente, isso pode alterar a nossa percepção de fome e saciedade, alterando o apetite e, em alguns casos, fazendo com que comamos além da conta.

4. Dificuldade para adormecer ou acordar

Se você não estabelece um horário para dormir e um para acordar, consequentemente poderá ter dificuldades para se levantar de manhã, ao se sentir exausto de dormir mal, e poderá, também, ter dificuldades para dormir – por não ter sono à noite. Portanto, a falta de rotina de sono pode causar danos na sua saúde ao impedir que você durma bem, por conta da falta de organização dos horários.

E convenhamos… Ficar “rolando” na cama à noite ou ter que levantar morrendo de sono é bem difícil, concorda?

5. Diminuição da imunidade

O sono ajuda a regular a nossa imunidade, deixando-a mais forte quando ele é de qualidade. Porém, a falta de rotina de sono pode prejudicar a qualidade do nosso descanso, o que também pode afetar a nossa imunidade. Por isso, ter horário relativamente correto para dormir e acordar é fundamental para proteger a saúde de uma maneira geral.

Você já conhecia essas possíveis consequências da falta de rotina?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.