Udesc encerra inscrições do Vestibular de Inverno 2023

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) encerra nesta segunda-feira, dia 22 de maio, o período de inscrição para o Vestibular de Inverno 2023. De acordo com o cronograma, os interessados têm até as 23h59 de hoje para se inscrever. 

Como acontece tradicionalmente, a Udesc está recebendo as inscrições de forma virtual. Desse modo, para se inscrever, o estudante deve acessar o site da Udesc e realizar o preenchimento de formulário eletrônico de inscrição.

O formulário de inscrição solicita que o estudante informe os seus dados pessoais e escolha a opção de Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), a cidade para realização da prova e a opção de curso. Além disso, o estudante deve indicar se deseja participar do Programa de Ações Afirmativas.

Os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição até amanhã, dia 23 de maio, para efetivar a inscrição. De acordo com o edital, a taxa de inscrição é no valor de R$ 110,00 (cento e dez reais).

A Udesc já recebeu os pedidos de isenção da taxa e o resultado já está disponível em seu site. Conforme estabelecido no edital, puderam solicitar o benefício pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais o Governo Federal (CadÚnico), cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário mínimo nacional; e doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Vestibular de Inverno 2023

De acordo com o edital, o Vestibular de Inverno 2023 conta com duas modalidades de seleção. São elas:

  • aplicação de provas;
  • análise do histórico escolar

Os candidatos devem escolher a modalidade desejada no momento da inscrição. No entanto, segundo o edital, é possível se inscrever para as duas modalidades simultaneamente, aumentando as chances de aprovação.

Para a seleção via análise do Histórico Escolar do Ensino Médio, as inscrições são gratuitas, dispensando o pagamento da taxa. Essa modalidade exige o envio do documento com o registro das notas.

Provas

Os candidatos que optarem pela modalidade tradicional passarão por exame avaliativo em junho. De acordo com o cronograma, a aplicação das provas está marcada para o dia 25 de junho de 2023. O cronograma indica ainda que as provas serão realizadas em dois turnos:

  • Manhã – das 9h às 12h30;
  • Tarde – das 15h às 19h30.

De acordo com o cronograma, a consulta dos locais de prova ficará disponível a partir do dia 15 de junho. Haverá locais de prova nas seguintes cidades: Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Pinhalzinho e São Bento do Sul.

Conforme indicado no edital, o exame contará com 100 questões objetivas sobre conteúdos das disciplinas ministradas durante o Ensino Médio (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Física, Matemática, Química, Biologia, Geografia e História) e com uma prova de redação em Língua Portuguesa.

Obras literárias

A Udesc já divulgou a lista de obras literárias cuja leitura é indicada para as provas do Vestibular de Inverno 2023. Ao todo, a universidade determinou a leitura de cinco obras literárias brasileiras:

  • “O conto da mulher brasileira” – de Edla van Steen;
  • “Cemitério dos Vivos” – de Lima Barreto;
  • “Memórias Póstumas de Brás Cubas” – de Machado de Assis;
  • “Melhores Poemas” – de Paulo Leminski;
  • “Os milagres do cão Jerônimo” – de Péricles Prade.

Vagas e resultados

A oferta total da Udesc é de 1.188 vagas para ingresso em 39 opções de cursos de graduação presenciais e na modalidade de Educação a Distância (EAD). Do total das vagas, 829 são para o vestibular tradicional, enquanto outras 394 vagas são para a seleção por histórico do ensino médio.

A publicação do resultado final do Vestibular de Inverno 2023, com a lista de convocados em 1ª chamada, está marcada para o dia 12 de julho

Para mais informações, acesse o edital na íntegra.

Leia também Fuvest abre período para envio dos pedidos de isenção e redução da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.