O MEC atua no aprimoramento das habilidades dos graduados para o mercado de trabalho atual

De acordo com informações oficiais, o MEC busca aprimorar as habilidades dos graduados para o mercado de trabalho atual. Saiba mais!

Em benefício das habilidades dos estudantes de graduação, o Ministério da Educação (MEC) ampliou o acesso e o incentivo à permanência dos discentes na educação superior a partir do Programa de Expansão da Educação a Distância em Universidades Federais (Reuni Digital).

Programa de Expansão da Educação a Distância em Universidades Federais (Reuni Digital)

O Reuni Digital foi projetado para expandir as matrículas na modalidade a distância (EaD) e assegurar a qualidade da oferta, assim como contribuir para o atendimento da meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024).

O MEC atua no aprimoramento das habilidades dos graduados para o mercado de trabalho atual

É importante destacar que o Ministério da Educação (MEC) tem formulado programas que buscam aprimorar as habilidades dos graduados, uma vez que a sociedade e o mercado têm transitado para a automatização e a transformação digital dos mais diversos setores, informa a Secretaria-Geral da Presidência da República. 

A inteligência artificial deve ser considerada na educação

Em virtude desse cenário de mudanças, as Unidades Embrapii e o Reuni Digital revelam-se como propositores de avanços na inteligência artificial, bem como de novas metodologias de ensino e a automatização da indústria, a partir do movimento da Indústria 4.0.

Elevação do eixo tecnológico Gestão e Negócios nos cursos técnicos e superiores

A respeito dos cursos técnicos e superiores de tecnologias, percebe-se um aumento expressivo no número de matrículas no eixo tecnológico Gestão e Negócios, informa a Secretaria-Geral da Presidência da República. No intervalo que compreende o período 2015–2020, os números refletem o interesse pelas áreas de negócios, que possuem forte correlação com o empreendedorismo.

Pensamento crítico no ensino e na tecnologia

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um marco na educação brasileira, pois conferiu atualização, contextualização, inclusão e promoção de habilidades e competências fundamentais, voltadas para a adequação às realidades dos arranjos produtivos locais e nacionais, ao desenvolvimento de competências socioemocionais, à cultura digital e às demandas de uma sociedade global.

Novo paradigma na educação nacional 

Conforme divulgação da Secretaria-Geral da Presidência da República, dentre as inovações da BNCC para essa mudança de paradigma da educação brasileira destacam-se como premissas do novo currículo o desenvolvimento das competências de consciência crítica, autonomia, resiliência e determinação.

Plataforma AVA Ministério da Educação (MEC)

Ademais, para que os currículos sejam efetivamente implementados nas escolas, o Ministério da Educação do Brasil distribuiu novos livros para o Programa Nacional do Livro Didático, disponibilizando mais de 160 formações para mais de três milhões de professores cursistas na plataforma AVA Ministério da Educação (MEC).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.