O impacto da elevação da Selic no mercado de investimentos

Entenda o impacto da elevação da Selic no mercado de investimentos e direcione o seu planejamento financeiro. Veja detalhes!

A taxa Selic era 9,25%, agora está em 10,75%, conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), e esse fato impacta diretamente no mercado de investimentos

O impacto da elevação da Selic no mercado de investimentos

De forma sucinta, a Selic é a taxa básica de juros da economia, o que significa que ela é uma taxa referencial que define todas as demais taxas do país.

Maior rentabilidade para os investimentos de renda fixa

Assim sendo, de forma prática, quando a taxa Selic sobe, os juros ficam mais altos. Esse fato eleva o valor dos principais produtos de consumo da cesta básica, mas pode ser positivo para quem é ou quer se tornar um investidor.

Isso ocorre porque, em relação aos investimentos de renda fixa, por exemplo, as remunerações ficam melhores quando a Selic aumenta, por outro lado, ocorre o movimento oposto quando a Selic cai. Dessa forma, como a Selic subiu para 10,75%, os seus investimentos vão render mais. 

A poupança pode não ser a melhor opção

No entanto, se você investe na poupança, é importante ter atenção ao fato de que, quando a taxa Selic está acima de 8,5% ano (como está atualmente), a rentabilidade da poupança passa a ser de 6,17% ao ano (0,5% ao mês) mais TR. Ou seja, existem oportunidades para os investidores que podem ser melhores do que a caderneta de poupança, com a elevação da taxa Selic.

Quais os melhores investimentos?

Você deve realizar um planejamento financeiro para que possa definir quais os melhores investimentos para você, com a elevação da Selic, os rendimentos de renda fixa se tornam mais viáveis. No entanto, é necessário analisar três pontos: 

  • Rentabilidade – o retorno que o investimento oferece;
  • Liquidez – a velocidade com que o ativo pode ser comprado ou vendido;
  • Risco – a probabilidade de que retorno do investimento seja menor ou negativo.

Assim sendo, também é viável que você tenha clareza sobre os valores que pode disponibilizar, o período que pode aguardar para obter o retorno do seu investimento e o seu objetivo. É viável que os investidores estudem o mercado e busquem por fontes oficiais, como o site da Bolsa de Valores do Brasil (B3) e o Banco Central do Brasil (BCB), por exemplo.

Entenda o funcionamento do fluxo da economia e a taxa Selic

Dessa forma, poderá direcionar os seus investimentos e aproveitar as oportunidades oriundas das oscilações no mercado e das principais taxas. Portanto, é fundamental que o investidor entenda o funcionamento do fluxo da economia para que possa diversificar seus investimentos de forma segura, considerando a volatilidade do mercado e o seu risco de perdas e ganhos em todas as vertentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.