NOVOS golpes em benefícios do INSS são aplicados

De acordo com as informações oficiais, novo golpe em contas do INSS tem como alvo aposentados, pensionistas e outros segurados

Quadrilhas estão neste momento aplicando novos golpes em contas de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Quem está fazendo esse alerta é o próprio Ministério do Trabalho e da Previdência Social. De acordo com as informações oficiais, criminosos estariam ligando para as possíveis vítimas.

Veja também: Auxílio emergencial: 7ª parcela já tem data para ser liberada

A operação dessas quadrilhas estaria acontecendo de maneiras diferentes a depender da pessoas que recebe a ligação. Para tentar iludir as vítimas, eles estão afirmando que são agentes do INSS e que precisam fazer atualizações cadastrais para falsos atrasados, falsas revisões e falas auditorias nessas contas.

Eles pedem o envio de dados e em alguns casos a transferência de dinheiro para as suas contas. No desespero provocado pelo medo de perder o benefício, o cidadão acaba caindo na fraude em questão. Ainda não está claro, no entanto, quantas pessoas foram vítimas desses golpes até aqui. O Ministério ainda não divulgou essa informação.

O INSS reforça que não está fazendo esse tipo de ligação para nenhum dos seus segurados. Então é importante não enviar qualquer tipo de dado pessoal pelo telefone. Em alguns casos, os bandidos estão pedindo para que a pessoa envie um código gerado por aplicativos. Essa seria uma maneira de entrar no sistema do celular da vítima.

Nem sempre é fácil saber quando uma ligação se trata de um golpe ou não. De acordo com o Ministério, se essa dúvida surgir, o segurado deve desligar a ligação imediatamente. Logo depois, ele precisa ligar para Central 135. No entanto, vale lembrar que esse canal de atendimento do INSS só está disponível entre segunda e sábado, das 7h às 22h.

Como eles agem

De acordo com informações do Ministério, os criminosos estão ligando para os usuários. Na ligação, eles dizem que são membros do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). Logo depois, eles informam que a vítima precisa receber os atrasados.

Na prática, eles estão dizendo que o INSS precisa fazer pagamentos para essas pessoas. E aí que eles pedem os dados pessoais do cidadão e pedem para que eles enviem uma quantidade de dinheiro para determinada conta.

Eles afirmam que só assim, o INSS vai conseguir repassar os atrasados para o cidadão. Como dito, parece ser um golpe muito simples, mas muita gente está caindo por causa do desespero por uma ajuda neste momento.

Como denunciar

Ainda de acordo com o Ministério do Trabalho e da Previdência, existem várias maneiras de denunciar esses golpes. Isso, no entanto, vai depender da experiência que cada um dos cidadãos tiveram com essas quadrilhas.

Se a pessoa apenas percebeu que estava sofrendo uma tentativa de golpe, mas não caiu, é importante denunciar. Nesse caso, basta ligar para o número 135 ou contatar o INSS através dos canais oficiais da autarquia na internet.

Mas se o cidadão sofreu de fato o golpe, então é preciso ligar para a Polícia Federal (PF). Na internet, eles possuem um canal próprio para o envio dessas denúncias. Nesse caso, também é importante contar o que aconteceu para os agentes do INSS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.